quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Indicação para vaga no STF deve sair a partir de hoje, diz Gilmar Mendes

0 comentários
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes afirmou nesta terça-feira que a indicação do 11º integrante do tribunal deve acontecer "a partir de hoje".

Segundo ele, o próximo integrante deve ter o nome anunciado rapidamente para que possa passar ainda neste ano pela sabatina no Senado. Desde o fim do primeiro semestre, o Supremo atua com apenas dez ministros, devido à aposentadoria de Eros Grau.

O mais cotado para assumir a vaga, segundo a Folha apurou, é o atual advogado geral da União, Luís Inácio Adams. O ex-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Cesar Asfor Rocha também é cotado.

O primeiro, um advogado da Unão de carreira, ligado ao PT do Rio Grande do Sul, é mais técnico do que político e é bem visto por atuais colegas do Supremo.

Alguns deles, no entanto, avaliam que não seria bom para a instituição a nomeação de mais um AGU. Vieram desse posto José Antonio Dias Toffoli e o próprio Gilmar Mendes.

Já o cearense Asfor Rocha, cujo nome era considerado praticamente certo há pouco meses, perdeu força ao sair da presidência do STJ. Tem apoios políticos importantes, principalmente de quadros do PMDB.

Se, por um lado, seu nome ganha força por conta disso, também gera resistência na área jurídica, que prefere a indicação de alguém mais técnico.

0 comentários:

Postar um comentário