domingo, 27 de fevereiro de 2011

Antonico: o Homem do Mato Fiscal do Lago Preservado - Baixa Grande

1 comentários
No lago do Murituba no Município de Urucurituba, existe um caboclo de nome Atonio Reis, pópularmente chamado de Antonico, seu apelido de infância era Fiscal, agora é o "Homem do Mato". Filho do pescador Francisco Reis (Chico Reis) nasceu e foi criado vendo o Pai cultivar juta e pescar - era o campeão da pesca ao Pirarucú. Correndo das enchentes da década de 70 (setenta) o velho Chico Reis foi com a família morar no Município de Urucará e o Antunico veio ficou moraando na comunidade do Jurupary as margens Direita do do Rio Amazonas.


O lago do Murituba é um Lago de enorme extensão e muitos recursos pesqueiros, paralelo a ele existem outros Lagos dentre os quais a Baixa Grande. Pois bem, é ai que entra o nosso Antonico "Homem do Mato", não podemos precisar os motivos, mas, é possível imaginar o que levou ele a tomar uma decisão radical de voltar a morar no Lago do Murituba e adotar o lago da Baixa Grande para preservar contra a pesca predatória. Nossa imaginação diz que foi o instinto de sobrevivência digna e a paixão pela pesca que o transformou em um Ecologista Orgânico e Instintivo.


Hoje ele é o verdadeiro Fiscal do Lago, a comunidade entendeu o seu propósito e respeita e o apóia como o Protetor do Lago da Baixa Grande. Lá ninguém pesca, se alguém quiser um peixe do Lago pode encomendar a ele, que ele pesca e entrega ao comunitário. Todos os anos o Lugar onde ele mora é submerso pelas águas, por isso ele construiu uma casa capaz de desafiar as enchentes, tudo para não deixar o lago nas mãos dos pescadores predadores. O curioso é que Antunico abdicou totalmente do contato com o mundo civilizado, dai seu novo apelido de "Homem do Mato".


Atualmente o Lago é o único na região que ainda é possível encontrar peixes como Tambaqui, Tucunaré, Curimatã, Pirarucú e Pacú criados em Lago natural, no tamanho compatível para captura sem infringir as especificações legais. Parabéns ao maior Ecologista prático do Amazonas. Ele existe e mora na margem esquerda do Lago do Murituba atras das Comunidades Novo Amazonas, Jurupary e Nossa Senhora de Nazaré no Município de Urucurituba - Amazonas.

1 comentários:

ananias disse...

muiiito bom esse cara aiii

Postar um comentário