quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Lucta Social: um Blog de orientação Operária e Popular

1 comentários

Esta semana o Blog Lucta Social está ultrapassa a marca dos 40000 (quarenta mil) visitantes, foi em novembro de 2009, que o velho e combativo Lucta voltou a ser Editado, agora na versão eletrônica. Ocupamos este espaço na rede Mundial para levar aos povos do mundo o ideal do tipógrafo Tercio Miranda seu criador. no dia 29 de março vindouro, este folhetim operário, estará completando 97 anos de sua primeira edição, em breve estaremos informando como vamos comemorar esse aniversário. Lei abaixo uma das primeiras postagem do Blog, assinado por Alex Mendes, o artigo conta um pouco da história do Jornal A Lucta Social. Agradecemos sua visita e reiteramos a disponibilidade do espaço para publicar sua noticia ou Artigo, mande através dos nossos E-mail: elsonpmelo@gmail.com, aguarmos com carinho.

Os Editores

DOMINGO, 29 DE NOVEMBRO DE 2009


O LUCTA SOCIAL ESTÁ DE VOLTA

Luctasocial.blogspot.com é versão eletrônico do Jornal Lucta Social que teve sua primeira edição lançada em 1914 por um tipógrafo anarquista, Tércio Miranda. A segunda fase do Jornal foi em 1924 conforme pesquisa de Luiza Ugarte e Luis Balkar, que em 2004 organizou uma edição Fac-similada da imprensa operária no Amazonas. A terceira fase contou com um time de peso: o escritor Márcio Souza, Aldisio Filgueiras, Nestor Nascimento, Narciso Lobo, Deocleciano Bentes e José Ribamar Bessa Freire.


De acordo com o Editor da pagina eletrônica o Sindicalista Elson Melo a quarta fase do Jornal vai manter a mesma linha editorial usada pelo anarquista Tércio Miranda em 1914 com lema “operário livre, porém o Lucta Social nesta fase vai aborda temas: Amazônicos, Ecossocialismo, política, cultura e comunidade”.


Elson de Melo disse ainda que o Jornal vai manter a mesma grafia usada em sua fundação em 1914 que aparecia um “C” entres as letras “U” E “T” de luta, ou seja, vai continuar sendo escrito Lucta.


Na terceira fase o Jornal esteve presente na Fundação do Partido dos Trabalhadores – PT em São Paulo em 01 de junho de 1980, quando circulou o número II e III do periódico.


O Doutor José Ribamar Bessa em sua coluna Taqui Pra Ti no Jornal Diário do Amazonas no dia 21 de maio de 2006 escreveu que a primeira edição do Jornal Lucta Social está guardado no Instituto Internacional de Historia Social de Amsterdã na Holanda. Ele disse que o instituto tem como objetivo salvar os documentos sobre as lutas sociais de toda a Europa ameaçado de destruição.


De acordo com Ribamar os primeiros cinco anos de existência, o Instituto adquiriu os arquivos de Max e Engels, os manuscritos de Bakunin retirados clandestinamente da Austrália durante a invasão nazista, as bibliotecas e arquivos dos mencheviques que haviam fugido da Rússia e a documentação da Federação Anarquista Ibérica transportada da Espanha pelos Pirineus, pouco antes do golpe fascista do general Franco.


Ribamar disse ainda que na década de 1960- 1970 o Instituto comprou documentação histórica de organizações sociais, partidos e sindicatos de outras regiões, como a América Latina, formando um rico acervo referente ao movimento anarquista e anarco-sindical. Possui uma quantidade expressiva de exemplares de jornais operários brasileiros, contando a história das lutas, das greves, das condições de trabalho, das organizações sindicais.


Ribamar finaliza dizendo que o Jornal Lucta Social está guardado num antigo armazém de cacau na área portuária de Amsterdã, onde estão instalados os arquivos do Instituto.


Assim essa nova forma do LUCTA SOCIAL continua a proclamar a aurora do proletariado, construindo uma nova civilização onde os homens e mulheres sejam livres da opressão, do preconceito, das injustiças onde nossas diferenças sejam apenas as naturais. Viva os Trabalhadores livres! Viva o socialismo!

Alex Mendes
Assessor de Comunicação




1 comentários:

Al-zarahmeyk disse...

os golpes de marketing do sugador Eduardo Braga
na manhã da sexta feira, 3 de fevereiro, 2012. o Sr Braga deu entrada em uma representação, solicitando que seja proposta medida judicial contra a concessionária Águas do Amazonas. o fato é que tem gente de olho e sabe que este senhor está fazendo o feijão com arroz das campanhas de sempre...sua representação trata-se de um: "oi Manaus continuo aqui e querendo mais". pois pouco deu importância a uma questão tão importante quanto ao abastecimento de Água que é o tratamento de Esgoto,assunto para o qual ele nunca deu a minima, vale lembrar que o PROSAMIM não passa de fachadas urbanista cujo esgoto é captado e despejado "podre" por baixo galerias, nos igarpés e no rio negro. tanto é uma fraude de marketing que o grupo de trabalho do MPE-Am resolveu:Assim, esgotado o objeto da Representação, encerram-se as atividades deste
Grupo de Trabalho multidisciplinar, indicando-se como resultado final o arquivamento da
Representação, em razão do objeto estar contido nas medidas judiciais e extrajudiciais já citada
ao longo deste relatório,(...)DISTRIBUIÇÃO Nº 038.2012.CAOPDC.558667.2012.4065. ou seja ele tentou fazer em público o que o povo vem fazendo todo dia que é processando a lodenta Aguas do Amazonas-S/A. ficou claro que este "ator" apenas encenou que processava a companhia de Água,mas ficou evidente nas palavras dos relatores que este é um objeto "esgotado"! o lider do governo tem tempo para fazer piadas com o povo de Manaus...haja Pacú assado neste guisado de mentiras

Postar um comentário