segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Salve o dia nacional do Gráfico - viva Tércio Miranda

0 comentários
Hoje sete de fevereiro é o Dia Nacional do Gráfico, a data comemorativa tem sua origem em 1923 em São Paulo com o movimento grevista por melhores salários e condição de trabalho. Foi a partir desse vitorioso movimento que os trabalhadores criaram o Sindicato da Categoria - União dos Trabalhadores Gráficos sendo seu primeiro Presidente o linotipista João da Costa Pimenta.

Em Manaus destacamos a luta do primeiro editor do jornal Operário Lucta Social Trércio de Miranda que comandava na cidade a luta dos desempregados na sua grande maioria seringueiros que perambulavam pelas ruas vitimas do declínio da borracha nas primeiras décadas do século passado. Anos mais tarde podemos destacar a grande liderança do linotipista Jamacy Sena Bentes de Souza Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos, entidade fundada em 1913 com o nome de União das Artes Gráficas do Amazonas que, em 1914 passa a ser denominado de Sindicato. Jamacy Bentes é o pai do renomado escritor amazonense Márcio de Souza.

Foi da Luta do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos que saiu o Coordenador do Comando Geral dos Trabalhadores - CGT no Amazonas, Aviz do Amaral Valente no inicio da década de 60, essa organização foi duramente reprimida pelo golpe militar de 31 de março de 1964, tendo a maioria dos seus lideres sofrido com prisões, torturas e morte!

Saudamos nesta data todos os Trabalhadores Gráficos, de modo especial homenageamos o criador deste instrumento de luta dos oprimidos e desamparados o jornal Operário Lucta Social, trata-se do Tipógrafo Tércio de Miranda, cujo maior honra é sermos continuadores de sua Luta.

Os Editores

0 comentários:

Postar um comentário