sábado, 5 de março de 2011

Grupo de militantes históricos de esquerda ingressa no PSOL do Maranhão

0 comentários
Como é de amplo conhecimento, o estado do Maranhão vive sob uma das oligarquias mais poderosas e medievais do Brasil: a família Sarney. A força deste grupo em nível nacional transporta para o Maranhão uma capacidade impressionante de manipulação das forças políticas locais. Foi o que se viu nas últimas eleições, com a direção nacional do PT intervindo no diretório local e obrigando-os a apoiar a candidata Roseana Sarney. Foi o que se viu no golpe contra o governador Jackson Lago, que teve seu mandato interrompido por força política dos Sarneys.

Diante desta situação, gente de esquerda do Estado ficou sem opção de militância na esquerda de outrora. O último esforço feito por estes, no PT, sobretudo, foi em vão, por força do episódio já mencionado. Muitos destes hoje buscam uma alternativa para seguir a luta contra esta oligarquia e para apresentar uma direção nova para o conjunto da esquerda democrática no Maranhão. É neste contexto que surgem as filiações de Haroldo Sabóia e Franklin Douglas, duas figuras públicas conhecidas no estado, referências positivas junto à sociedade e aos movimentos sociais, figuras que certamente poderão trazer ao PSOL ainda mais quadros de esquerda do Estado, fazendo avançar a necessária influência de nosso partido juntos às amplas vanguardas do estado e a importantes setores de massas.

As histórias de Haroldo Sabóia e Franklin Douglas, para ficar nestes dois exemplos, falam por si, mas estive no Maranhão, em missão pela Executiva Nacional, onde pude, in loco, perceber da importância destes quadros para o PSOL. Portanto, é motivo de comemoração em nosso partido, razão pela qual não devem ser recebidas como mais algumas fichas de filiação. O PSOL em nível nacional deve envolver-se neste ingresso, fazendo mesmo um ato político de filiação, levando ao Maranhão seus dirigentes e figuras públicas nacionais, para dar-lhes as boas vindas e anunciar à sociedade maranhense que a luta política no Maranhão está caminhando para outro patamar.

Sejam muito bem vindos, Haroldo Sabóia e Franklin Douglas!

Edilson Silva – membro da Executiva Nacional do PSOL

0 comentários:

Postar um comentário