quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fórum Permanente de Música no Amazonas será lançado hoje

0 comentários
Músicos realizam nessa quarta-feira (13) a criação do Fórum Permanente da Música no Amazonas. O evento acontece no Centro de artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua), às 15h, e pretende reunir músicos, compositores, produtores musicais, estudantes de música e artes, empresários e autoridades políticas para tratar dos problemas relacionados a música no Amazonas. O Fórum é permanente, e no dia 13 os organizadores pretendem definir como será a atuação do fórum e sua organização. O principal objetivo do fórum é contribuir com o fortalecimento do cenário cultural no Amazonas.

Para o presidente do Sindicato dos Músicos do Amazonas, Everaldo Barbosa, o fórum "será um espaço para discutir todos os nossos dilemas relacionados à música". Everaldo ressaltou que o fato de o fórum surgir em meio as mobilizações dos músicos contra a atual gestão da Ordem dos Músicos do Brasil Seccional Amazonas (OMB/AM) não faz com que sejam discutidas apenas questões relacionadas a este assunto, e que existem questões tão importantes quanto estas como os direitos autorais e a defesa dos profissionais.

Na reunião de criação, os organizadores pretendem formar grupos de trabalho, estabelecer como serão organizadas as reuniões e eventos e, principalmente, mostrar aos participantes que os temas que deverão entrar em discussão durante as reuniões serão escolhidos por todos. "É um processo democrático e aberto que a classe (músicos) e a sociedade precisa participar" disse Caio Mota, articulador do Coletivo Difusão.

Além da classe artística em geral, foram convidados representantes das secretarias de cultura e educação, dos conselhos municipais e estaduais de cultura, estudantes universitários dos cursos de artes, a OMB/AM, entre outros. Caio acredita que o fórum surge a partir do momento em que os músicos começaram a perceber que a organização deles é fundamental para não acontecer o que tem acontecido no cenário da música amazonense.

As instituições responsáveis pelo evento são o Sindicato do Músicos do Amazonas, a Cooperativa Tipiti e o Coletivo Difusão.

Show em protesto

Para o mesmo dia da primeira reunião do Fórum Permanente da Música no Amazonas, os músicos organizam um novo show que dá continuidade aos protestos contra a atual gestão da Ordem dos Músicos do Brasil, seccional Amazonas (OMB/AM). O show acontece na Praça do Congresso, no Centro, a partir das 17h, e tem a presença de artistas e bandas locais como Márcia Siqueira, Ellen Mendonça e Lucilene Castro. Caio disse que a gestão atual não tem sido transparente e por esses e outros motivos estão ocorrendo manifestações locais.
________________
Fonte: Livia Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário