sábado, 19 de novembro de 2011

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO PSOL: NOVA SITUAÇÃO MUNDIAL E NOVAS TAREFAS PARA ESQUERDA

0 comentários
O II Seminário Internacional do PSOL e da Fundação Lauro Campos acontecerá nos dias 30 de novembro a 02 de dezembro deste ano, em São Paulo, às vésperas do III Congresso Nacional do PSOL. Seu tema central será a reflexão sobre a Nova Situação Mundial e as Novas Tarefas para a Esquerda. Além de ser um espaço para formulação, troca de experiências e expressão de solidariedade entre atores que estão vivendo processos revolucionários, o II Seminário terá irá instrumentalizar a esquerda para sua atuação unitária num futuro próximo.

O Seminário vai refletir o novo cenário mundial. Contaremos com organizações anticapitalsitas vinculadas as praças dos indignados da Espanha e da Grécia, assim como convidamos dos Estados Unmidos, que hoje se han transformado em um grande fato mundial na greve de Oakland. Estamos em contato com um representante do Novo Sindicato Independente do Egito, surgido da Revolução Egípcia, e participantes da Revolução Tunisiana que hoje continuam na luta para a construção de uma alternativa de esquerda em seu país.

Representantes da luta palestina também estarão presentes, entre eles, Jamal Juma do Movimento Stop the Wall, que expressa um outro processo histórico importante no Oriente Médio.

Para falar sobre a crise econômica e ecológica mundial, convidamos o economista argentino Claudio Katz, e a reconhecido ecologista Daniel Tanudo. Representando o grande ascenso Europeu, contaremos com militantes de toda Europa. Membros do Socialist Workers Party e Socialist Party da Inglaterra e do Die Linke da Alemanha, e o NPA da França já confirmaram presença.

Contaremos também com a presença de Nisar Shah, Secretário Geral do Partido Trabalhista do Paquistão e diversos representantes das lutas que estão em curso na América Latina, como Juan Barahona da Frente Nacional de Resistência Popular de Honduras, Tido Prado do Partido Nacionalista Peruano, Gustavo Soto, representante da luta indígena e membro do Foro Social Panamazonico da Bolívia, e membros do Proyecto Sur Argentino.

Outro histórico processo que está em curso e terá sua representação no Seminário Internacional e que inspira a todos os latinoamericanos é a luta da juventude chilena em defesa da educação pública que já toma conta de toda a população do país. O PSOL enviou correspondentes que acompanharam de perto as enormes mobilizações que ocorrem todos os dias no país e fizemos contato com lideranças desse movimento. Contaremos com jovens que poderão nos contar em primeira mão como está a luta e quais os rumos que poderá tomar.

Em breve postaremos no site a lista de todos os convidados!


PROGRAMAÇÃO DO II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO PSOL*

QUARTA FEIRA, 30/11

9h – Abertura do credenciamento

10h – Abertura oficial

Saudação especial: Juan Barahona, da Frente Nacional de Resistência Popular de Honduras

10h30 – Mesa 1: A crise e a luta de classes mundial
Tunísia, Estados Unidos, Inglaterra, Grécia, Espanha, Portugal

12h30 – Almoço

14h – Debate aberto: tema da Mesa 1 (convidados e delegados)

16h – Coffee Break

16h30 – Painéis paralelos (depoimentos):
Painel 1 – Pino Solanas (Argentina)
Painel 2 – Representante das lutas no Egito

18h30 – Painéis paralelos (depoimentos):
Painel 1 – Situação da Colômbia
Painel 2 – Situação do Paquistão

QUINTA FEIRA, 1/12

10h – Mesa 2: Imperialismo e luta anti-colonial:
Guiana Francesa, Palestina e Saara Ocidental

12h – Almoço

14h – Mesa 3: Luta de classes na América Latina
Chile, Venezuela, El Salvador, Peru, Argentina, Uruguai.
(Saudações de todos os convidados latino-americanos)

15h30 – Debate aberto sobre tema da Mesa 3

16h30 – Coffee Break

17h – Mesa 4: Pan-Amazônia e a resistência indígena e popular. Exposição dos países pan amazônicos

18h – Debate aberto sobre tema da Mesa 4.

SEXTA FEIRA, dia 02/12

10h – Plenária: Campanhas e Lutas Unificadas

* Qualquer eventual modificação nesta Programação será divulgada por este mesmo email.

ONDE e QUANDO?

O seminário acontecerá no Centro de Convenções do Hotel Shelton Inn (Av. Cásper Líbero, 115) no Centro de São Paulo (SP), dias 30 de novembro a 02 de dezembro, das 9h00 às 19h00.

Para se inscrever CLIQUE AQUI e preencha o formulário.


0 comentários:

Postar um comentário