quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Arbitrariamente, governo desapropria o equivalente a 282 mil campos de futebol para construção de Belo Monte

0 comentários
Por E esse tal Meio Ambiente? - É, parece que Dilma, o PT e sua patota não brincam em serviço, e já começaram o ano fazendo estrago. Após flexibilizar as áreas de Unidades de Conversação no norte do país, ela agora, através da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), desapropria terras de três cidades no Pará. A área é equivalente a 282 mil campos de futebol e a metade do Distrito Federal.

A Norte Energia, consórcio que administra a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, foi autorizada a despejar os milhares de ribeirinhos, indígenas e pequenos agricultores que vivem (e sobrevivem) dessa região. E, por ter sido considerada uma ação de utilidade pública, eles podem, inclusive, alegar caráter de urgência no despejo dessas famílias. O Movimento Xingu Vivo para Sempre, grupo que reúne centenas de organizações, nacionais e internacionais, acusa o governo de antidemocrático, ao não consultar o povo, principal atingido pela desapropriação.

Não é de hoje que o governo Dilma vem ignorando os movimentos sociais e favorecendo a Norte Energia, ao mesmo tempo em que infringe, claramente, os direitos de seu povo. Parece que cada vez que conseguimos mais visibilizar e protestar contra, o governo agiliza liberações e medidas para concretizar a bendita usina.

Volto a dizer: muito me admira ela, que sofreu literalmente na pele a luta pelos direitos humanos, agora ignorar o movimento social da qual fez parte, favorecendo a elite, os detentores de terras e pondo em prática um projeto ultrapassado, da ditadura militar. Eu imagino, e espero, que ela lembre todos os dias o que passou, porque em alguns anos lembraremos ao governo o que temos falado por muito tempo.
Imagem do blog SOS Meio Ambiente

As populações tradicionais estão sendo exterminadas para dar lugar ao desenvolvimentismo insustentável. Peço desculpas aos que acham que esse é um bem necessário ou que isso está sendo feito para suprir a demanda energética de nosso país. Pois não está! Se você defende Belo Monte, você defende os bolsos – que não são os seus -, a destruição do meio ambiente – e com ela as chances que nosso país tem de desenvolver-se -, e o futuro do povo brasileiro. Está na hora de parar de brincadeira, egoísmo, e ignorância. Esse é um assunto sério, e precisa de discussões sérias.

0 comentários:

Postar um comentário