sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Você pagaria pela Preservação da Amazônia?

0 comentários
Por E esse tal Meio Ambiente? - Achou estranho? Pois então saiba que no Equador não é novidade. Lá, foi criado um plano para arrecadar dinheiro, com o objetivo de evitar a exploração de petróleo em um parque que abriga duas tribos indígenas.

A partir de uma iniciativa privada, foi começada a captação de recursos para evitar temporariamente a extração de petróleo no Parque Nacioal Yasuní, na Amazônia Equatoriana. Segundo o site Instituto Carbono Brasil, o dinheiro foi doado por autoridades europeias, governos nacionais, celebridades norte-americanas, empresas japonesas e fundações russas.

Tudo isso em prol do parque, que em apenas um hectare, abriga cerca de 550 espécies de aves, 200 mamíferos, 47 anfíbios, 655 de árvores, duas mil de peixes e dez mil de insetos. Mesmo com a arrecadação, o governo equatoriano afirma que se não conseguir no mínimo 50% do valor que ganharia com a extração, irá prosseguir com a extração.

Será que já vimos isso em algum lugar? A iniciativa privada se desdobrando para cuidar de áreas de floresta e preservação e a iniciativa pública querendo apenas fazer dinheiro (e gastar dinheiro)? Alguém já ouviu uma história de que a Amazônia brasileira vai deixar de ser nossa e passar para alguém cuidar, já que não conseguimos fazer isso, justamente por ela ser um bem da humanidade?

A ineficácia dos governos em fazer algo para frear a destruição de áreas que deveriam ser preservadas faz com que iniciativas privadas, de pessoas como nós, que já sofremos com enchentes, desabamentos e seca intensa, sejam cada vez mais enaltecidas. Você doaria dinheiro para dar ao governo para que ele parasse com o desmatamento em nossas florestas?

0 comentários:

Postar um comentário