quinta-feira, 1 de março de 2012

Vidas na floresta: A importância dos besouros da Amazônia

0 comentários
O Senador Evandro Carreira, tem insistido no Inventário da Amazônia, para ele são incalculáveis as variedades de vidas nesse imenso rendilhado que chamamos de selva, um desses exemplos está contido nesta publicação do Blog Águas Branca Online que monitora o Igarapé da Água Branca no Tarumã em Manaus. Confira...

 A importância dos besouros da Amazônia

Importantíssimos para a vida do planeta, principalmente pela função de polinizadores e controladores de pragas, os insetos estão em alta no Amazonas.

Pesquisadores e técnicos do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia ) coletaram em quatro expedições realizadas no Amazonas, nada menos que 350 mil exemplares de insetos sendo que 170 mil são novos.

"Sem os insetos a vida seria impossível na terra, por isso desvendar tanta riqueza recolhida será importante para sobrevivência do homem". Declarou José Albertino, entomologista.

Os besouros representam 40 % dos insetos existentes na terra, aqui nas margens do Igarapé Água Branca habitam milhares desses insetos , inclusive o maior besouro do mundo.

O Titanus gigantus com 20 cm. de comprimento se alimenta de material orgânico em decomposição na floresta.

O Tarumã ainda abriga muitos insetos ainda não catalogados, mais um motivo para preservar essa área tão rica de Manaus.

0 comentários:

Postar um comentário