segunda-feira, 28 de maio de 2012

Abaixo-assinado pelo julgamento do Mensalão será entregue ao STF nesta quarta

1 comentários

Movimentos contra a corrupção levarão as assinaturas a Brasília no dia 30 de maio. às 14h

Representantes da rede de movimentos contra a corrupção e a impunidade entregarão ao Supremo Tribunal Federal (STF) as assinaturas da petição pelo Julgamento do Mensalão Já, nesta quarta-feira, dia 30, às 14h, no Protocolo do Tribunal. Até agora foram totalizadas 35 mil assinaturas na Internet e no papel, que serão levadas por uma comitiva dos movimentos 31 de Julho, Queremos Ética na Política, Transparência Brasil e Contas Abertas, em nome das organizações que coletaram adesões à petição em todo o país.

Tentativa anterior de entrega do abaixo-assinado diretamente ao ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo, realizada no dia 25 de abril, não teve êxito porque os representantes dos movimentos não foram recebidos, apesar da confirmação prévia da audiência. Desta vez, os organizadores do abaixo-assinado decidiram deixar as assinaturas oficialmente no Protocolo do STF.

4 anos, 6 meses e 17 dias

Na próxima quarta-feira, o processo do Mensalão terá completado 4 anos, 6 meses e 17 dias no Supremo e as denúncias ocorreram há mais de 7 anos. O motivo da petição é a dúvida sobre a realização do julgamento do Mensalão pelo STF neste semestre, abrindo a possibilidade de prescrição de diversos crimes e de candidaturas de acusados, que poderão escapar da Lei da Ficha Limpa.

Os réus do processo do Mensalão são acusados dos crimes de corrupção ativa, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e peculato. Segundo o Ministério Público da União, o chefe da organização criminosa é o ex-Chefe da Casa Civil do Governo Lula, José Dirceu, um dos homens mais poderosos do Brasil, que nomeia ministros e dirigentes de estatais e fundos de pensão oficiais, além de ser consultor de empresas campeãs de contratos com o governo, como a Construtora Delta.

Assine a petição

Ainda há tempo para assinar a petição, que continuará recebendo adesões até que o julgamento comece. Na Internet, o abaixo-assinado pelo Julgamento do Mensalão está no Portal Petição Pública, no seguinte endereço:


Os termos da petição são os seguintes: “Aos Ministros do STF: Fazemos um apelo a V.Exas para não permitirem que os crimes do Mensalão prescrevam antes do julgamento e que pedidos de vistas e adiamentos beneficiem os acusados. O processo está em tramitação há muito tempo. Deixar que ocorra prescrição e que os acusados continuem a se aproveitar da demora do julgamento significará verdadeira oficialização da impunidade no Brasil”. O endereço para remessa das folhas com as assinaturas é:

Comissão Organizadora SOS STF / Missão Ampulheta em Brasília:
A/C: Sr. Rodrigo Netto
SHIS QI 13, conj. 12 casa 05
Lago Sul – BSB / DF – CEP: 71635-120

Outras informações:
Marcelo Medeiros (21-8165-4444) e Ana Luiza Archer (21-8344-6254)

1 comentários:

Anônimo disse...

Ser honesto hoje é um crime principalmente aqui em Manaus, onde os vereadores, prefeito, deputados estaduais, governador e senadores estão todos de alguma forma ligados a corrupção salvam-se poucos no amazonas, principalmente por que o povo esta a venda este ano.

Postar um comentário