segunda-feira, 25 de junho de 2012

Bate boca de Isabela Teixeira com Manifestante na Rio+20 – que feio, ministra!

0 comentários
Por E esse tal Meio Ambiente
Ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira

Aconteceu na tarde de ontem num dos eventos paralelos às negociações oficiais da Rio+20 sobre as políticas de redução do desmatamento do Brasil. Manifestantes empunhavam, silenciosamente, cartazes com frases de protesto, motoserra, Belo Monte. Como podem ver no vídeo abaixo, a Ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, não gostou muito — e acabou aos gritos com os manifestantes. Assistam.

Ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, Ministra do Meio Ambiente




O que vemos no vídeo é a falta de coerência que tem o governo brasileiro, que ao mesmo tempo que implementa políticas públicas que avançam a luta por direitos no país, retrocede em tantas outras questões. É assim com a questão ambiental hoje. O governo, e aí posso apontar o dedo à presidente Dilma Rousseff sem medo de errar, é intolerante, irredutível e, por vezes, arbitrário. Belo Monte é o melhor exemplo disso. Com início autorizado pelo governo, através do IBAMA, sem o mínimo dos pré-requisitos realizados, o complexo de Belo Monte é um atraso na questão energética do país – que “deve” aos conglomerados privados e aos bancos que financiam os grandes empreendimentos hoje no país.

É verdade que o país tem avançado na questão social e na eliminação da pobreza. O governo precisa reconhecer, porém, que muitas das experiências que hoje são bem sucedidas vieram das sementes plantadas por organizações da sociedade civil. Assim, quando o Ministério do Meio Ambiente e a Presidência dão as costas ao povo, aquele que vive diretamente os impactos das destruição do meio ambiente e exploração dos recursos naturais, eles não só estão perdendo uma grande oportunidade de avançar nessa discussão, como acabam condenando as políticas públicas ambientais ao fracasso.

Vejo esse vídeo com tristeza, pois ele reflete a falta de diálogo e intolerância do governo, a frustração da sociedade civil e o apoio interessado ao governo dos muitos que estavam ali presentes aplaudindo as falas nervosas e despreparadas de uma ministra incapaz de realizar o seu trabalho, de encarar os problemas e a quem quer que seja para proteger o meio ambiente no Brasil. Tudo bem que pode até se esforçar, mas precisarão muito mais do que isso para levar o país a um desenvolvimento mais sustentável. Enfrenta dificuldades? Imponha-se! Crie canais. Seja transparente que terá o apoio da sociedade.

Em sua fala, ela lembra que esteve desde os anos 80 lutando pelas áreas de conservação no país. Mas parece que essa luta não tem nada muito certo. A avaliação do governo Dilma em relação às áreas de proteção ambiental é péssima. Nada foi criado, muito pelo contrário, foi diminuído. A própria presidente aprovou a MP 558/2012 que diminuiu unidades de conservação no norte do país para que mais usinas hidrelétricas possam ser construídas.

É com frustração que divulgo o vídeo, pois sei que chega ao fim a Rio+20 e o Brasil não fez o suficiente para extrair da conferência compromissos de outros governos com o meio ambiente. O texto final, como já venho dizendo aqui, é superficial e nada ambicioso. Não representa os problemas atuais, muito menos os futuros. A própria Isabela falou, em coletiva de imprensa, que se necessário iremos para uma Rio+40, +60…e por aí vai. Não é isso que quero. Quero que os problemas sejam resolvidos logo. Quero agilidade, porque não podemos esperar mais!

0 comentários:

Postar um comentário