domingo, 14 de outubro de 2012

O Chefe: o livro que conta toda a história dos 403 dias do escândalo do Mensalão.

0 comentários
“Nem sob os anos da ditadura a direita conseguiu
desmoralizar a esquerda como esse núcleo petista fez em tão
pouco tempo. Na ditadura, apesar de todo sofrimento,
perseguições, prisões, assassinatos, saímos de cabeça erguida e
certos de que tínhamos contribuído para a redemocratização do
país. Agora, não. Esses dirigentes desmoralizaram o partido e
respingaram lama por toda a esquerda brasileira.”
(Frei Betto, amigo histórico de Lula, em entrevista ao jornal
O Estado de S. Paulo, em 24/8/2005)

A nossa historia será sempre uma constante construção, são nossos atos que contarão no julgamento que ela fará, digo, fará, por que é na continuidade dos momentos vividos que vamos dando prosseguimento nessa construção difícil e às vezes muito contraditória na pratica social, e, para não sermos traídos pelo afã do sucesso imediato, precisamos saber escolher com caminho e responsabilidade os caminhos que vamos caminhar, a conveniência é sempre o caminho mais curto e sedutor, geralmente ele proporciona o sucesso imediato e o nosso ego fica recheado de satisfação, cuidado, pois esse pode também ser o caminho mais curto para o navegante naufragar nas águas sujas da corrupção.

O Escândalo do mensalão, é um exemplo a ser estudado com muita atenção por todos os lutadores sociais, ainda é pouco as literaturas que podemos consultar com isenção sobre esse caso, a mídia tem sido muito cerceada pelos membros do Governo e por Dirigentes do PT, que mesmo com a condenação da maioria dos envolvidos, ainda insistem em tentar desqualificar a decisão do STF, mas, a Corte Suprema soube ser soberana no combate a corrupção, tipificou com clareza todos os crimes relacionados a lavagem de dinheiro, caixa dois, corrupção ativa, corrupção passiva, e muitos outros crimes que configuram a corrupção.

O livro “O Chefe” de Ivo Patarra, além de oferecer uma narrativa envolvente, mostra também todos os diálogos do então Presidente Lula com os membros do PT e com os envolvidos que pertenciam a nova base aliada, construída a preços que vão da disponibilização de cargos no Governo Federa a valores em espécie, usado para comprar Partidos Políticos sob o argumento de garantir a governabilidade. Recomendamos a leitura desse importante livro sobre o maior escândalo de todos os tempos como nunca antes visto no Brasil!

Boa leitura.
Os Editores do A Lucta Social

Clique aqui para baixar ou ler o Livro.     



O Chefe, por Ivo Patarra

Nas décadas de 60 e 70 do século 20, não foram poucos os brasileiros a desafiar os “donos” do poder e a combater por liberdade e democracia. Muitos tombaram, mas a luta não foi em vão. Hoje o Brasil é um país livre e democrático, como demonstram os serviços prestados pela imprensa na apuração do escândalo do mensalão. Nesse início de século 21, a luta das forças progressistas é por justiça social e distribuição de renda. E a luta passa prioritariamente pelo combate à corrupção. A construção de uma sociedade sem tantas desigualdades pressupõe uma imprensa atuante, sempre pronta a denunciar o clientelismo, o fisiologismo e o chamado toma-lá-dá-cá. Jornalistas têm a missão de zelar pela transparência das ações do poder constituído e pela boa aplicação do dinheiro público, apontando desvios e demais expedientes que lesem os direitos e os legítimos interesses do povo. Se houver responsabilidade e espírito público, teremos nas mãos as ferramentas necessárias para assegurar investimentos em projetos sérios, eficientes e de alcance social. Dessa forma, transformaremos o Brasil num país desenvolvido e em uma grande nação. O escândalo do mensalão confirma, uma vez mais, que a imprensa livre, pluralista e vigilante é imprescindível à democracia e ao Estado de Direito. Nada melhor para a sociedade do que jornalistas determinados, incapazes de se curvar a pressões econômicas, chantagens políticas ou ao benefício das sempre generosas verbas publicitárias, em troca da omissão e do silêncio sobre o jogo sujo dos “donos” do poder. Este livro homenageia dezenas de profissionais de imprensa, aqui citados nominalmente. São repórteres que não se intimidaram, não abaixaram a cabeça aos poderosos da vez, e contribuíram de forma decisiva para desvendar e elucidar o mais extenso e complexo esquema de corrupção governamental da história brasileira, em todos os tempos. 

          Ivo Patarra 
          Julho de 2006

O Chefe, por Ivo Patarra ©2006 
Este livro é distribuído pela licença Creative Commons http://www.escandalodomensalao.com.br/  

0 comentários:

Postar um comentário