domingo, 11 de novembro de 2012

CARTILHA – Megaeventos e Megaempreendimentos no Rio de Janeiro

0 comentários
Manaus é uma das sedes onde será realizada a Copa do Mundo de Futebol em 2014, o evento é promovido pela FIFA. Recentemente o Congresso Nacional brasileiro aprovou a Lei da Copa, de iniciativa do  Governo a Lei prevê a destinação de recursos para a construção da infraestrutura necessária para a realização desse Megaevento.

Para orientar as ações da militância dos Movimentos sociais que acompanham a implantação dos projetos relacionados a realização da Copa 2014, estamos compartilhando a cartilha de formação "Megaeventos e Megaempreendimentos no Rio de Janeiro: a luta por Justiça Econômica, Social e Ambiental", mais uma iniciativa que demonstra a inexistência de consenso quanto à realização de tais ações.

A cartilha foi lançada pelo Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS) em colaboração com o Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas, a cartilha de formação "Megaeventos e Megaempreendimentos no Rio de Janeiro: a luta por Justiça Econômica, Social e Ambiental", aborda o atual projeto de desenvolvimento que está sendo colocado em prática na cidade pelo poder público.

Com intensos investimentos públicos e privados para se adequar a cidade para receber a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a cartilha questiona como está sendo imposto esse processo, que exclui a própria sociedade na tomada de decisões de como esses investimentos poderiam beneficiar a coletividade.

Além disso, a publicação denuncia a política de "embelezamento" da cidade, que com as remoções forçadas já retiraram mais de 20 mil famílias de suas casas e ameaçam tantas outras comunidades, e que deixa claro que dentro desse circo armado pelo grande capital, o povo não é o convidado.

Acesse e baixe a cartilha: clique aqui


0 comentários:

Postar um comentário