domingo, 16 de dezembro de 2012

Conheça o potencial de energia solar em Portugal

0 comentários

A energia solar é a energia gerada através do Sol, uma esfera formada de plasma que faz com que a Terra se aqueça. O Sol por si só já é um componente único e de suma importância para os seres vivos, já que sem ele nós literalmente morreríamos. Contudo, o Sol emite energia e esta pode ser aproveitada para fazer com que aparelhos eletrônicos funcionem, dispensando o uso da energia elétrica gerada pelas águas.
Portugal é um país com grande potencial para a utilização da energia solar, entretanto, este potencial não é aproveitado ao máximo como deveria ser. Para se ter uma ideia deste potencial basta analisar o número de horas médias que Portugal fica exposto ao Sol anualmente, que varia entre 2200 a 3000 horas. Em alguns países esse número não chega nem a metade disso. São vários os fatores favoráveis para a utilização de energia solar, assim como outras fontes de energias renováveis.

Tavira, uma cidade de Portugal com mais de 15 mil habitantes, chega a ter 12 horas de Sol por dia, no mês de agosto. Até no inverno, a cidade, conta com boas horas de Sol, o que acaba sendo um bom local para o uso da energia solar.

Há algumas empresas que pensam no futuro sustentável e desenvolveram sistemas que produzem energia solar. Entre as empresas que trabalham com energia solar está aDonauer.

No que a Donauer poderia ajudar quanto a geração de energia solar em Portugal?
A Donauer é uma empresa alemã com filiais em diversos outros países, principalmente, na Europa, mas, também em outros continentes, como Portugal, França, Itália, Reino Unido, Brasil, entre outros. O papel da mesma está em, principalmente, transformar o Sol em energia, fazendo com que se reaproveite algo que, a princípio, não serviria para nada. Entre os produtos produzido pela mesma estão os painéis fotovoltaicos.
O que é um painel fotovoltaico?
Um painel solar fotovoltaico é um equipamento produzido para a geração de energia solar. O mesmo tem a capacidade de captar a luz do Sol e convertê-la em energia elétrica.
A sustentabilidade
Há vários meios de se obter energia de maneira sustentável, isso é, sem que se agrida o meio ambiente. Entre estas formas está a energia solar. Também há a energia eólica, a energia geotérmica e algumas outras. A sustentabilidade é uma forma alternativa de se desenvolver econômica e materialmente sem que para isso seja preciso agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de maneira que os mesmos não destruam o meio em que vivemos. Neste mundo não há só os seres humanos, também há animais, plantas, árvores etc. e todos devem ser lembrados. Se a população deseja ter uma vida com qualidade no futuro, deve parar para pensar e perceber que não existe somente uma forma de se obter energia e buscando por fontes de energia limpa, estará cuidando do futuro de seus filhos e netos.
Imagem: © Roland T. Frank , Germany/Thinkstock

0 comentários:

Postar um comentário