terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Não precisa anotar: o aplicativo que guia você até pontos de reciclagem

0 comentários
E esse tal Meio Ambiente

Se você não sabia onde deixar aquele lixo que pode ser reciclado e acabava, ou acumulando, ou jogando no lixo comum, o aplicativo criado por Marco Combat, estudante da PUC/Rio, pode lhe ajudar. O aplicativo Não precisa anotar permite consultar onde reciclar papéis, óleo de cozinha, eletrônicos, plásticos, cartuchos de tinta, metais e vidros na cidade do Rio de Janeiro, e em breve de todas as principais cidades do país.


Atualmente, existem cerca de 100 pontos de reciclagem cadastrados no aplicativo. Segundo Marco, muito deles foram as próprias cooperativas, que ao lerem as reportagens sobre o aplicativo, fizeram o cadastros através do site.

O aplicativo ganhou o 1º lugar na categoria aluno do RioApps, porém ainda não possuía a categoria Sustentabilidade. A premiação aconteceu na mesma semana da Rio+20, e Marco conta que isso o fez pensar nessa questão: “Foi aí que eu comecei a pensar em como o meu aplicativo poderia contribuir de maneira significativa para um desenvolvimento mais sustentável na minha cidade”.

Não precisa anotar é fácil de usar e bastante intuitivo, o cadastro dos pontos de reciclagem além de possuir o número do estabelecimento, ensina você como chegar ao endereço. Por enquanto o aplicativo está disponível apenas para a plataforma Android, mas a próxima versão deverá ser lançada em breve com compatibilidade para o iPhone e Windows Phone. Além de outros idiomas, como o inglês, francês, alemão e italiano.

Marco entende que a questão da sustentabilidade vai além da reciclagem, e já planeja na próxima versão do aplicativo ter novas categorias sobre o tema. “A ideia é levar o assunto para o dia a dia do cidadão. Com a mesma facilidade que ele consegue obter informação sobre Lazer, Transporte, Turismo… quero levar informações essenciais sobre Sustentabilidade. Tudo de maneira rápida, intuitiva e principalmente, lúdica. Quero incentivar uma atitude sustentável”, afirmou.

Então, está esperando o que? Vá na sua listas de aplicativos e baixe o Não precisa anotar.

0 comentários:

Postar um comentário