quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Domingo a Praça Dom Pedro II será ocupada com arte!

0 comentários

Conhecida como Praça da Prefeitura, a velha e abandonada Praça Dom Pedro II, está situada entre a Avenida Sete de Setembro, Rua Henrique Antony, Rua Gabriel Salgado e Rua Governador Vitório, no antigo bairro de São Vicente de Fora, hoje centro histórico de Manaus. No entorno da Praça D. Pedro II, localizam-se: o Paço da Liberdade, o mais antigo palácio governamental do Amazonas; o Hotel Cassina, transformado no Cabaré Chinelo, após a crise da borracha, nas décadas de 20 e 30 do século XX; o Palácio Rio Branco, construído no terreno onde existiu a cadeia pública, antiga sede da Assembleia Legislativa; e o edifício do I.A.P.E.T.C. (Instituto de Aposentadoria e Pensões de Empregados e Transportes e Cargas), construído no terreno onde existiu o Éden Theatro.

Em artigo intitulado Praça D.Pedro II: memórias de um patrimônio, Jhonathan Nogueira Martiniano e Elizabeth Filippini, afirmam que; “A Praça Dom Pedro II é um patrimônio de referências arquitetônicas e arqueológicas, tido como testemunho físico dos períodos pré-colonial, provincial, republicano, de instalação da Zona Franca de Manaus e contemporâneo.”!

No próximo domingo (17/02/2013) a velha Praça será ocupado com Arte, a iniciativa é do “Movimento ArteOcupa Manaus”, que está convidando toda a população a participar desse evento cultural que terá as seguintes atrações:

·        Lançamento em Manaus da revista nacional de graffiti Collorzine;
·        Exposição de artes plásticas, de fotos, vídeos e documentários;
·        Distribuição de preservativos;
·        Distribuição de documentários (leve seu pen driver ou cd);
·        Feira da produção dos artistas e demais apoiadores que quiserem levar suas obras, para expor, trocar, doar ou comercializar;
·        Pista de skate;
·        Apresentação de DJ, MC´s, grupos musicais;
·        I Mostra de Throw Up, um espetáculo aparte, onde os escritores de graffiti pintarão letras grandes, também conhecidos como bombs, durante todo o evento nas paredes da casa;
·        Alegria, integração, saúde e união!

Click aqui para ver a programação.

O “Movimento ArteOcupa Manaus” é uma iniciativa independente surgida de um grupo de cidadãos comuns, que vem com uma intenção de criação, integração, e apropriação do homem pela sua cultura. Tem como proposta utilizar um imóvel desocupado da cidade e, durante um dia, promover de maneira gratuita a arte, a qualidade de vida e o bem estar social. Representantes de diversos segmentos serão convidados a compartilhar com o público e entre si uma vasta programação cultural. Os artistas participarão gratuitamente e poderão expor seu material para venda junto com outros apoiadores. Não será estimulado o consumo de bebidas alcoólicas nem tampouco qualquer tipo de preconceito.

O inicio do evento é as 9:00 horas, Participe!

0 comentários:

Postar um comentário