sexta-feira, 29 de março de 2013

PSOL Amazonas debate Ecossocialismo nos dias 5 e 6 de abril em Manaus e Rio Preto da Eva

0 comentários

O Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, vai realizar dois eventos para discutir o Ecossocialismo, o primeiro será no dia 05 de abril (sexta feira) com inicio marcado para as 09:00h, na Câmara Municipal de Manaus, onde acontecerá o 1ºEncontro Ecossocialista do PSOL Amazonas, já o segundo Encontro será no sábado (06/04) na Câmara Municipal de Rio Preto da Eva distante 85 Km de Manaus no horário de 09: as 13:00h, todos os eventos contará com a participação de Lideranças Nacional do Partido.

O Ecossocialismo foi lançada por Joel Kovel e Michael Löwy no painel sobre ecologia e socialismo realizado em Vincennes, cidade próxima de Paris, em setembro de 2001 através do Manifesto Ecossocialista. O Manifesto foi publicado inicialmente como editorial, com dezoito subscrições, na revista Capitalism, Nature, Socialism - A Journal of Socialist Ecology (http://gate.cruzio.com/~cns/backissues/cont49.html), Vol. 13(1), março de 2002. A publicação em português é acompanhada da subscrição de 47 assinaturas de ambientalistas brasileiros.

O Manifesto Ecossocialista Internacional afirmam que: “O ecossocialismo retém os objetivos emancipatórios do socialismo da “primeira época”, ao mesmo tempo em que rejeita tanto os objetivos reformistas da social-democracia quanto às estruturas produtivistas das variações burocráticas do socialismo. O ecossocialismo insiste em redefinir a trajetória e objetivo da produção socialista em um contexto ecológico. Ele o faz especificamente em relação aos “limites ao crescimento”, essencial para a sustentabilidade da sociedade. Isso sem, no entanto, impor escassez, sofrimento ou repressão à sociedade. O objetivo é a transformação das necessidades, uma profunda mudança de dimensão qualitativa, não quantitativa. Do ponto de vista da produção de mercadorias, isso se traduz em uma valorização dos valores de uso em detrimento dos valores de troca um projeto de relevância de longo prazo baseado na atividade econômica imediata.”.

Desde a publicação do Manifesto, o Ecossocialismo vem tomando corpo e arregimentando seguidores mundo adentro. Hoje ele chega à Amazônia através do PSOL, Partido que nos dias 1, 2, e 3 de abril de 2011, promoveu em Curiba(PR) o I Encontro de Ecossocialistas do PSOL, onde foi fundada a Setorial Ecossocialista Nacional e publicado a Carta de Curitiba.

No próximo dia 05/04, o Partido realizará o 1º Encontro Ecossocialista do PSOL/AM, na oportunidade será constituída a setorial Ecossocialista Estadual, no sábado (06/04), o debate continua no Município do Rio Preto da Eva. Será um momento histórico tanto para o PSOL, como para os Movimentos socioambientais que militam na Amazônia, principalmente por colocar no debate ambientalista, o Ecossocialismo como instrumento para construção de uma nova civilização. “Ecossocialismo da Amazônia para o mundo uma nova civilização!”.

Elson de Melo - Secretário de Assuntos Amazônico - PSOL/AM

Acesse aqui o evento e confirme a sua participação em Manaus!
Para confirmar a participação em Rio Preto, acesse aqui.

0 comentários:

Postar um comentário