sexta-feira, 30 de abril de 2021

Seminário Nacional 4 a 6 maio | A Tragédia Brasileira: Risco para a Casa Comum?

SEMINÁRIO INTERNACIONAL TRAGÉDIA BRASILEIRA: RISCO PARA A CASA COMUM?



Será realizado nos dias 4, 5 e 6 de maio, de modo totalmente online, o Seminário Internacional “Tragédia brasileira: Risco para a Casa Comum?” promovido por organizações engajadas na Campanha Fora Bolsonaro.

 

Organizações religiosas, de defesa dos direitos humanos e da sócio biodiversidade conduzem a iniciativa que contará com representantes das igrejas, pesquisadores, ativistas, estudantes e especialistas de diferentes áreas.

 

O processo de desconstrução da democracia no Brasil experimentado nos últimos anos levou o país a emergências múltiplas: na área religiosa, com os fundamentalismos, na área econômica, com a ruptura do estado de bem-estar social, na área dos direitos humanos, com a violência crescente e o assassínio de grupos vulnerabilizados por suas características étnicas, raciais, sociais, territoriais e de gênero, na área da sociobiodiversidade, com a destruição das florestas, biomas e povos originários, na área da saúde, com a crise sanitária causada pelas inúmeras práticas de responsabilidade administrativa durante a pandemia da Covid-19que contribuíram para um alto índice de contaminação e óbitos.

 

As políticas negacionistas do governo federal para o enfrentamento adequado da pandemia transformaram-na na emergência das emergências. Deste modo,o objetivo central do Seminário é analisar o cenário atual de colapso nos sistemas de saúde e de descaso com as políticas sanitárias referenciadas pela ciência, de modo a entender quais riscos o quadro presente pode representar (ou não) para o planeta como um todo – a nossa Casa Comum.

 

“Ao longo desses três dias vamos aprofundar a análise da conjuntura brasileira à luz das pandemias e mensurar os impactos dos fundamentalismos para a democracia, economia, sociobiodiversidade e a crise sanitária”, explicou a secretária-geral do CONIC, Romi Bencke, acrescentando que a ideia é, também, “estabelecer alianças e estratégias de ação”.

 

COMO PARTICIPAR?

 

A atividade é gratuita, virtual e será aberta a todas as pessoas. Para acompanhar, basta acessar pelas redes sociais das organizações promotoras do evento.

 

QUANDO SERÁ?

 

Dias 4, 5 e 6 de maio de 2021.

 

EM QUAL HORÁRIO?

 

Das10h00 às 12h30 (horário de Brasília)

 

Realização:

 

CBJP, CONIC, CESE, FLD, FEACT-BRASIL, IHU UNISINOS, CNBB/Pastorais Sociais, #RespiraBrasil

 

Apoios: ISER, PAD, CRB, REPAM Brasil

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 04 de maio

 

Mesa de Abertura

 

Romi Márcia Bencke: Secretária-geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs e integrante da Coordenação do FEACT-Brasil e do Grupo de Referência da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político.É teóloga pelas Faculdades EST e pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

 

Olivier De Schutter: Relator Especial da ONU sobre pobreza extrema e direitos humanos desde maio de 2020. Ele foi membro do Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da ONU entre 2015 e 2020, e foi o Relator Especial da ONU sobre o direito de alimentos entre 2008 e 2014.

 

Apresentação artística:

 

10h00 -11h00

 

1ª Mesa               Templo e Democracia: os Riscos para a Casa Comum


Rosane Borgesjornalista, pesquisadora colaboradora do Centro Multidisciplinar de Pesquisas em Criações Colaborativas e Linguagens Digitais da Escola de Comunicações e Artes da USP. Doutora e mestre em Ciências da Comunicação. Livros publicados: Esboços de um tempo presente, Mídia e Racismo; Jornal: da forma ao discurso, Rádio: a arte de falar e ouvir, Espelho infiel: o negro no jornalismo.


Jessé de Souza:sociólogoprofessor universitário e pesquisadorArea de atuação: Teoria Social, pensamento social brasileiro e estudos teórico/empíricos sobre desigualdade e classes sociais no Brasil contemporâneo. Livros publicados:  A Ralé Brasileira, A Radiografia do Golpe, A Elite do Atraso e A Classe Média no Espelho.


Convidado internacional: Rev. Dr. OlavFykseTveit, Presidente da Conferência Episcopal da Igreja da Noruega.Tveit foi Secretário-Geral do Conselho Mundial de Igrejas de agosto de 2009 a março de 2020, ocasião em que renunciou ao cargo para tornar-se oPresidente da Conferência Episcopal da Igreja da Noruega.


Mediação: Bispa Marinez Bassoto, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

 

11h15 às 12h30

 

2ª Mesa               Templo e Mercado: a ameaça dos fundamentalismos confluentes

 

Magali Cunha:doutora em Ciências da Comunicação, mestre em Memória Social e graduada em Comunicação Social (Jornalismo). É colunista da Carta Capital. Livro publicado: É autora de Explosão Gospel. Um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico contemporâneo.

 

Edmilson Schinelo:mestre em Teologia pelas Faculdades EST, graduação em Filosofia Universidade Católica Dom Bosco. Professor da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB e assessor/colaborador no Centro de Estudos Bíblicos

 

Convidado internacional: aguardando confirmação

 

Mediação:Rev. Sônia Gomes Mota, Mestra em Teologia, Diretora Executiva daCoordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE); Integra a Coordenação do FEACT- Brasil e do PAD

 

05 de maio

 

10h00 -11h00

 

Mística: espiritualidade indígena

3ª Mesa               Direitos Humanos e Sociais: desigualdades agravadas 

 

Benilda Brito: pós-graduada em Psicopedagogia, Mestra em Gestão Social, integra a Plataforma DHESCA, Consultora da ONU e do Nzinga-Coletivo de Mulheres Negras de Belo Horizonte e Ativista pela Educação da rede Malala.

 

Ailton Krenaklíder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro. Organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. É comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Livro publicado: Ideias para adiar o fim do mundo.


Convidados internacionaisMonsenhor Bruno-Marie Duffé e Christine Jeangey,Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral


Monsenhor Bruno-Marie Duffé é doutor em filosofia sobre o pensamento de Hannah Arendt pela Universidade Paris X, Mestre em Teologia pela Faculdade de Teologia Católica de Lyon. Ele foi professor de teologia e vigário episcopal na Diocese de Lyon, foi professor convidado à Universidade de Lovaina e à Universidade do Québec em Montreal. Atuou no Haiti, Ruanda, Kosovo, Lituânia, Ucraína, Argélia, Camarões, Israel e Palestina, em nome da Missão internacional de formação e mediação, pelo Instituto dos Direitos Humanos de Lyon, por mandado das Nações Unidas (Alto Comissariado para os DH e Alto Comissariado para os refugiados).É Secretário do Dicastério Vaticano para o Serviço ao Desenvolvimento Humano Integral desde 2017.


Mediação:Raimundo César Barreto Jr., professor associado no PrincetonTheologicalSeminary, tem doutorado em Religião e Sociedade. Pastor batista com longa caminhada ecumênica, foi Diretor de Liberdade e Justiça da Aliança Batista Mundial, e atualmente coordena o Comitê de Relações Ecumênicas e Interreligiosas das American Baptist Churches (USA). Um dos fundadores da Aliança de Batistas do Brasil, ele também coordena o GT de Religião da Rede nos EUA pela Democracia no Brasil. 

 

11h15-12h30

 

4ª Mesa               Sociobiodiversidade em asfixia: terra, territórios e povos ameaçados


Luiz Marques:graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, Diplôme d'Études Approfondies (DEA) em Sociologia da Arte - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (1979) e Doutorado em História da Arte - EHESS . Livro publicado: Capitalismo e colapso ambiental


Nara Baré:a primeira mulher a assumir a liderança da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). Ganhadora do Prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos e do Estado de Direito em reconhecimento ao seu compromisso com a proteção do meio ambiente e a defesa dos direitos indígenas.


Convidado internacional: CIDSE –Família internacional das organizações católicas de justiça social


Mediação:Moema Miranda, OFS, é antropóloga e doutoranda em Filosofia. Integra a coordenação da Rede Igrejas e Mineração. É assessora da Comissão Episcopal Pastoral Especial para Ecologia Integral e Mineração, CEEM/CNBB e membro da Coordenação Nacional do Serviço Inter-franciscano de Justiça Paz e Ecologia (SINFRAJUPE). Atua como assessora na Rede Eclesial Pan-Amazônica, REPAM, tendo participado como Auditora no Sínodo para a Amazônia.



06 de maio

 

10h00 às 11h00

 

5ª Mesa               Pandemia e crise sanitária no Brasil

 

Gonzálo Vecinagraduado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, Mestre em Administração, Concentração de Saúde, pela EAESP/FGV. Atuou como Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, entre 2003 e 2004, Secretário Nacional da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Foi Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Professor Assistente da Faculdade de Saúde Pública da USP desde 1988. Superintendente do Hospital Sírio Libanês desde 2007.

 

Aida Cristina do Nascimento Silvagraduada em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia. Professora convidada do Instituto de Saúde doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, professora da Escola Politécnica - Universidade Federal da Bahia, pesquisadora e docente do Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz.


Convidado internacional: LLM. Peter Prove,Diretor da Comissão das Igrejas para Relações Internacionais do Conselho Mundial de Igrejas.


Mediação:Rev. Ma.Lusmarina Campos Garcia, teóloga e pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Mestra em Direito na área de direitos humanos e doutoranda em direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro; integra o Instituto de Estudos da Religião (ISER).

 

11h15-12h30

 

6ª Mesa               Estratégias e encaminhamentos

 

João Pedro Stedile: economista, ativista e escritor brasileiro. É graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e pós-graduado pela Universidade Nacional Autônoma do México.

 

Romi Márcia Bencke: secretária geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs e integrante da Coordenação do FEACT-Brasil e do Grupo de Referência da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político.

 

Convidado internacional:Thomas Fatheuer - KOBRA

 

Mediação: Daniel Seidel, mestre em Ciência Política da UnB,membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), assessor da REPAM, integra a coordenação nacional do Movimento Fé e Política.

 

Mística Final: Coral de Mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

DESAFIOS ÀS FORÇAS PROGRESSISTAS EM 2025

Frei Betto*         Meu primeiro impulso foi intitular este texto de “desafios à esquerda”. Logo me dei conta de que, hoje em dia, resta pou...