Por: BBC Brasil - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor na laringe e será submetido a uma quimioterapia. A informação foi divulgada neste sábado pelo hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.
Câncer na laringe
As causas precisas da doença não são conhecidas, mas ela é mais comum:
- nas cordas vocais;
- em homens;
- entre os 55 e os 64 anos;
- em fumantes;
- em pessoas que consomem álcool excessivamente
Segundo o oncologista Artur Katz, membro da equipe que atende o ex-presidente, trata-se de um tumor maligno "não muito grande", com "excelentes" chances de cura.
Lula passou o sábado no hospital, se recuperando de uma pequena cirurgia realizada para retirar parte do tumor, a fim de ser submetido a uma biópsia.
O ex-presidente deixou o Sírio-Libanês por volta das 20h, seguindo para sua casa, em São Bernardo do Campo. De acordo com o assessor de imprensa do Instituto Lula, José Crispiniano, a quimioterapia começa na próxima segunda-feira.
Crispiniano afirma que Lula havia queixado-se de uma rouquidão excessiva e crescente ao médico Roberto Kalil, na festa de seu aniversário de 66 anos, realizada na última quinta-feira. Além disso, o ex-presidente também sentia dores na garganta.
De acordo com o assessor, Lula fez seus primeiros exames nessa sexta-feira, no Sírio-Libanês. Ao voltar ao hospital, neste sábado, recebeu o diagnóstico de câncer na laringe.
Durante a tarde, Lula recebeu a visita do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Falando a jornalistas, o ministro afirmou que o ex-presidente é um "lutador" e disse estar confiante na sua recuperação.
Os médicos de Lula avaliam que o tratamento quimioterápico deve durar em torno de três meses. Em nota assinada pelo diretor técnico hospitalar, Antonio Carlos Onofre de Lira, e pelo diretor clínico, Paulo Cesar Ayroza Galvão, o Sírio-Libanês afirma que Lula está em boas condições.
Confira a íntegra da nota do hospital Sírio-Libanês, de São Paulo:
O Ex-Presidente da República, Sr. Luís [sic] Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.
Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.
A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.
Comunicado de Dilma
"Como todos sabem, passei
pelo mesmo tipo de tratamento (...)
que me levou à recuperação total.
Tenho certeza de que acontecerá
o mesmo com o presidente Lula."
Presidente Dilma Rousseff
A presidente Dilma Rousseff emitiu nota prestando solidariedade a Lula, dizendo que torce pela rápida recuperação de seu antecessor e lembra que também passou por quimioterapia, mesmo tratamento ao qual Lula será submetido, quando combateu um câncer no sistema linfático, em 2009.
Segue a íntegra da nota:
Em meu nome e de todos os integrantes do governo, junto-me neste momento ao carinho e à torcida de todo o povo brasileiro pela rápida recuperação do presidente Lula.
Graças aos exames preventivos, a descoberta do tumor foi feita em estágio que permite seu tratamento e cura. Como todos sabem, passei pelo mesmo tipo de tratamento, com a competente equipe médica do Hospital Sírio Libanês, que me levou à recuperação total. Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula.
O presidente Lula é um líder, um símbolo e um exemplo para todos nós. Tenho certeza de que, com sua força, determinação e capacidade de superação de adversidades de todo o tipo, vai vencer mais esse desafio. Contará também, para isso, com o apoio e a força de D.Mariza [sic].
Como Presidenta da República e ex-ministra do presidente Lula, mas, sobretudo, como sua amiga, companheira, irmã e admiradora, estarei a seu lado com meu apoio e amizade para acompanhar a superação de mais esse obstáculo.
PT e PSDB
ainda tem muito a contribuir
para o debate político nacional"
Sergio Guerra, presidente do PSDB
O PT emitiu um comunicado afirmando que a direção nacional do partido conta com um pronto restabelecimento e pede à população que envie" uma calorosa mensagem de confiança e de energia positiva ao ex-presidente Lula neste momento de dificuldade".
Por sua vez, o PSDB divulgou nota assinada por seu presidente, deputado Sergio Guerra (PE), manifestando preocupação e desejando que a recuperação de Lula seja "a mais rápida e bem sucedida".
"O presidente Lula ainda tem muito a contribuir para o debate político nacional", afirma Guerra, no comunicado.
Repercussões
Entre os primeiros a comentarem o câncer de Lula, estão os líderes que participam da Cúpula Ibero-Americana, no Paraguai.
"Que Lula possa vencer esta nova batalha, como um grande lutador que é", disse o presidente do Equador, Rafael Correa, segundo a agência de notícias EFE.
O presidente paraguaio, Fernando Lugo, que também se curou de um câncer, falou que é importante que todos os líderes realizem check-ups com frequência.
O Sírio-Libanês é o mesmo hospital que tratou, com êxito, o câncer do sistema linfático da presidente Dilma Rousseff em 2009, assim como o ex-vice-presidente José Alencar, morto este ano. Lugo, que foi diagnosticado com a mesma doença de Dilma, também foi tratado no local.
O governo brasileiro propôs ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, que seu câncer também fosse tratado no hospital de São Paulo. Ele, no entanto, optou por tratar-se em Cuba.