sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A tarifa do transporte coletivo vai cair.

Por Marcelo Amil

A PMM há quase 20 anos abriu mão do seu papel de gerenciar o sistema de transporte coletivo da cidade. Alfredo Nascimento começou a “entrega” do galinheiro às raposas, e de lá a coisa só veio piorando. Ações paliativas foram feitas na gestão Serafim, e nisso incluo o combativo, agora deputado, ex superintendente da SMTU (EMTU) Marcelo Ramos. Tudo o que ambos fizeram, como a licitação e a domingueira, que eu destaco como as mais relevantes, foram medidas de pura maquiagem. Que fruto se colhe de uma licitação onde permanece quem já estava? Já a domingueira nunca foi um benefício, era uma restituição com data pra acabar, tanto que acabou. O que quero dizer com isso, é que o que deveria ter sido feito, que realmente poderia trazer algum impacto pro sistema, era a retomada da gestão pro poder público. Hoje em dia todos os dados são gerenciados pelas empresas, todas as propostas de alteração e/ou gestão são formuladas pelas empresas, sendo a SMTU, mero instrumento de legitimação, um escritório do sistema, pago pelo poder público. Enquanto a gestão do sistema estiver debaixo do braço dos empresários, estes seguirão a lógica do capitalismo de estender os lucros ao máximo (não sou contra o capitalismo, sou contra a selvageria que dele deriva).

Nos últimos 20 anos, vimos uma tarifa crescendo acima da inflação, vimos CPI`s infrutíferas, vimos a comprovação de excesso na tarifa, e nisso tudo, vimos sempre os mesmos ônibus, o seja, uma frota cada vez mais velha. Se vocês espreme uma bisnaga de pasta de dente, sem tirar a tampa, uma hora ela vai explodir e vai sujar tudo o que estiver perto. Nos últimos tempos, vimos um esmagamento do transporte alternativo, pra quê? Pra concentrar mais ainda o usuário, no péssimo serviço do transporte coletivo convencional, já que uma tarifa de R$ 5,50 é impagável até mesmo pra quem ganha dois salários mínimos, quanto mais pra quem vive com apenas um. Fiquei estarrecido com a declaração do presidente em exercício do TJ que disse que renovar a frota, não quer dizer necessariamente apresentar ônibus novos, ou seja, ele disse que o sistema podia substituir os ônibus velhos, por novos ônibus velhos. Fiquei envergonhado de ver a cara de pau do presidente do SMTU, que quando a justiça determinou o retorno da tarifa a R$ 2,25, disse que só se manifestaria quando fosse comunicado oficialmente, mas quando os jornais noticiaram que a decisão havia sido cassada, disse que pela repercussão da notícia (que foi a mesma da decisão anterior) a sociedade inteira poderia se considerar comunicada. Dois pesos, duas medidas, e nenhuma delas a favor do usuário.

Nosso povo sempre foi extremamente pacífico, chegando até a ser passivo (até demais). Ver notícias de incêndios a ônibus, apedrejamentos, e ver que TODA A SOCIEDADE, independente de usar o não o sistema, apoia os atos extremados é uma prova inconteste de que o limite foi ultrapassado. Mas fiquem tranquilos, ano que vem a tarifa vai cair de novo. Posso estar errado, mas nada me tira da cabeça que esse aumento, nesse valor absurdo é parte da estratégia de reeleição de Amazonino. Aumenta-se a tarifa acima do razoável, segura o pau quebrando, deixa o povo se acostumar, e quando chegar perto da eleição, reduz a tarifa, com a qual o povo já estava com o orçamento adaptado, posa de justiceiro que peitou o sistema, deixa mais dinheiro no bolso da população que vai agradecer ao prefeito a redução de vinte ou vinte e cinco centavos na tarifa, esquecendo-se que alguns meses antes ela foi aumentada em cinquenta centavos.


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