quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dia mundial do meio ambiente: "Pense - Coma - Poupe".

0 comentários
O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho - neste ano de 2013 é: “Pense – Coma – Poupe”, um alerta para o desperdício de alimentos enquanto parte da população do planeta ainda passa fome.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado na Conferência das Nações Unidas de 1972, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir os estragos provocados no planeta ― e que colocavam em risco nossa sobrevivência. Mais de 100 países e 250 organizações não governamentais traçaram conjuntamente um plano para minimizar o problema.

O documento abordava questões relacionadas ao desmatamento, à extinção de animais, à poluição do ar e do solo, à diminuição da biodiversidade e da água potável, à destruição da camada de ozônio. E, a partir de 1974, o Brasil passou a fazer sua parte por meio da Secretaria Especial do Meio Ambiente.

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano (durou até dia 16) e por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

Se olharmos ao nosso entorno, vamos constatar que, de lá para cá, o cenário terrestre só piorou, com direito a furacões impiedosos, enchentes devastadoras, deslizamentos fatais e invernos glaciais. O dia 5 de junho deve ser encarado, portanto, como uma oportunidade para refletir, não para comemorar.

Para piorar essa triste realidade, estamos testemunhando a destruição da nossa majestosa Amazônia, o Pantanal, a Mata Atlântica, o Serrado e consequentemente a vida na terra, cuja principal vitima é a humanidade!

Resignados, assistimos o governo brasileiro investir de forma fulminante contra os nossos parentes Índios, expulsando-os de suas terras e fazendo vistas grossas aos assassinatos praticado por policiais e jagunços a mando de fazendeiros latifundiário.

Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os temas para o Dia Mundial do Meio Ambiente são uma maneira de dar idéias para atividades de conscientização das populações e de proteção do meio ambiente.

Este ano, a ONU escolheu o tema "Pense, Coma, Poupe" (em inglês "Think, Eat, Save"). Que tal tirar cinco minutos para listar ideias de como ajudar a preservar nosso planetinha azul e a conscientizar outras pessoas? Aí, durante o resto do ano, é só colocá-las em prática.

0 comentários:

Postar um comentário