domingo, 29 de novembro de 2009

A VISITA DO PRESIDENTE LULA A MANAUS


O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu uma intensa agenda política por ocasião da sua visita a Manaus no último dia 26 de novembro. No aeroporto Eduardo Gomes foi recebido pela cúpula dos governos Estadual e Municipal de Manaus e representantes da oligarquia Amazonense, chefiada pelo empresário Felipe Dau, diferente de outras vezes quando aqui esteve antes de ser Presidente.

Nas décadas de 80 e 90 quando Lula ainda era líder sindical se hospedava na residência do Camarada Aloysio Nogueira e nós militantes que construíamos a duras penas o Partido dos Trabalhadores – PT aqui no Amazonas, tínhamos que nos humilhar para que a imprensa local noticiasse a sua presença.

Antes que alguém venha invocar o meu relato como ofensivo à imprensa local, quero registrar que as redações dos Jornais representadas por valorosos Jornalistas que para não cometer injustiça a nenhum neste momento homenageio a todos, excetuando apenas os que essa própria categoria sabe muito bem diferenciar, da mesma forma procedo em relação aos Radialistas. Esses trabalhadores das comunicações foram naquele momento os principais responsáveis pela cobertura das visitas do então Líder Operário Lula, a eles rendo todas as homenagens.

Faço isso pelo fato de o Presidente quando tem que culpar a imprensa geralmente se refere ao profissional Jornalista e Radialista, no entanto, quando quer homenagear a mesma imprensa o faz aos donos desses meios de comunicação. É imperativo que por negligencia política do Partido dos Trabalhadores aqui no Amazonas que não orienta os principais articuladores do staf Presidencial, aconteça tamanha indiferença a esses profissionais que no passado muito contribuíram para que o Presidente vivesse esse momento de gloria, quando inaugura o Gasoduto Coari/Manaus.

Em relação ao Movimento Sindical Amazonense, prefiro apenas ressaltar a importância que o velho Companheiro Lula, representou na época das grandes lutas que junto com outros camaradas, e eu fui protagonista quando era dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Manaus. Naquela época Lula nunca médio esforços para atender nossas demandas, quando aqui foi julgado junto com o saudoso Chico Mendes e outros na Auditoria Militar nós tínhamos acabado de assumir a Direção do Sindicato onde esteve quando terminou o julgamento e eles foram absolvidos e juntos comemoramos aquele momento de felicidade.

Foram muitas as passagens de Lula pelo Sindicato o que justifica seu empenho na prorrogação da Zona Franca de Manaus, porém quero destacar duas, a que ele veio dar posse a minha Diretoria e a de quando fizemos um movimento contra as demissões no Distrito Industrial de Manaus, naquele dia paramos por meio dia todo as atividades dentro do Parque Industrial tendo o então Superintendente da Suframa caminhando a pé da Bola da Suframa até a sede da autarquia. À noite realizamos um grande ato na Praça da Saudade local que marcou suas vindas nesta cidade. A última oportunidade, que estivemos junto foi por ocasião da Caravana das Águas quando eu e o camarada Luiz Carlos Perrone colocamos um barco para acompanhar aquela caminhada até Parintins e levar a imprensa local, nacional e internacional. Embora estando em campo oposto hoje, fico na torcida para que o velho amigo melhore substancialmente a qualidade de vida dos brasileiros.

Sem muito aprofundamento faço um relato das minhas impressões dos dois mandatos do Presidente Lula, entendo que o campo político popular está perdendo um grande momento de aprofundar as transformações que o País precisa, a opção do PT em priorizar apenas a Governabilidade e as mudanças democráticas possíveis obrigou o seu governo a ficar refém de uma oligarquia autoritária e perversa representado por Sarney, Collor, Renan, Jader barbalho, Romero Jucá e pasme até Amazonino Mendes, dentre tantos que os cercam hoje!

Com essa composição de seu governo, o jeito petista de governar foi transformado no jeitinho brasileiro de agradar a burguesia e enrolar o proletariado! A grande marca que em campanha era decantada em coros e versos de ao invés de dar o peixe ensinar a pescar, foi transformado em programas compensatório uma espécie de renda mínima, o combate à fome foi transformado em programa eleitoreiro, principalmente quando os gestores fazem parte dessa oligarquia que historicamente se mantiveram no poder com muito menos do que isso. Assim seu governo tem sido uma espécie de Novo Populismo Liberal.

Agora o Presidente quer emplacar sua candidata! Dizem que o cartão de visita de qualquer pessoa é a aparência, embora discordando dessa máxima, acho a candidata muita dissimulada, se olharmos bem, parece mais falsa que nota de R$ 15,00 (quinze reais), portanto, sua diferença com o Presidente vai além do sexo, como eles gostam de comparação então vejam: o Presidente é simpático, ela faz esforço para ser! O Presidente tem uma Liderança histórica, ela nuca liderou nada, sua historia de guerrilheira só confirma o quanto foi e continua sendo equivocada quando ressalta isso! O Presidente tem carisma, ela tem indiferença! O Presidente tem sensibilidade social, ela tem racionalidade sócia! O Presidente tem Autonomia política, ela é totalmente dependente política, pois pessoalmente responde pelo nome de Dilma e institucionalmente responde pelo nome de José Dirceu, ou seja, é o satélite do pai do Mensalão! O presidente é popular, ela nunca vai ser popular, pois ela se julga pertencente a uma elite intelectual que para tanto inventa currículo! E por ai vai!...

Elson de Melo
Presidente do PSOL Manaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO POLÍTICA DA CLASSE TRABALHADORA

  Sem educação política, a classe trabalhadora fica vulnerável aos discursos marginais que tenta impor no imaginário das pessoas que, a solu...