ELSON DE MELO*
Segunda, 20 de agosto de 2018
As forças progressistas da sociedade passam por uma tentativa de segregação ideológica, fruto do avanço do conservadorismo fascista que tenta a todo custo impor a ideologia dominante nas atuais e futuras gerações.
Os projetos “escola sem partido” busca manter a sociedade alienada das verdadeiras causas da falta de comida, educação, saúde, habitação, salário, trabalho, terra, liberdade e justiça social.
Vendo o relato de uma pessoa afirmando que fez todas as etapas do ensino formal e nunca viu uma palestra de um professor(a) sobre ideologia de classe e de gênero, me leva a propor que os socialistas saiam da defensiva e partam para ofensiva oferendo a população um escola ideológica e ecossocialista.
Para concretizar essa iniciativa, convido os professores do campo progressista da sociedade, para desenvolvermos o projeto pedagógico da escola, base fundante de um novo modelo de educação autônoma e independente do capital e do Estado opressor que ele controla com mão de ferro e conteúdo de fogo.
Um dos sonhos do senador Evandro Carreira era a criação da “Universidade Biológica da Amazônia”, cuja principal missão era inventariar todo o ecossistema Amazônico.
“Precisamos urgentemente da Universidade Biológica da Amazônia, para começar a fazer o inventário da hileia e saber quem é quem, quem ama quem, quem odeia quem, entre as arvores, os insetos, os peixes, os répteis, as minhocas, os mamimiferos, as aves, o rio, o sol, o calor, a chuva, a umidade.”
(...) Evandro Carreira – em “Evandro Carreira Acusa pg. 15”.
Dentro dessa visão futurística do saudoso Senador Evandro Carreira, é possível desenvolver um projeto pedagógico que inclua definitivamente as pessoas como parte do equilíbrio ecológico da Amazônia, onde elas entendem que o seu instinto de sobrevivência tem o mesmo valor que qualquer outro ser que habita essa Região.
Uma escola que ajude as pessoas compreenderem que a nossa atual sociedade baseia-se na competitividade, na hipocrisia, na futilidade, no fetiche, na violência, no individualismo e que essa evolução, deu-se unicamente pelo interesse do capital em manter os povos subjugados e explorados.
Uma escola que apresente oportunidades cientificas, tecnológicas seja de produção de riqueza como a distribuição dessa riqueza produzida coletivamente que hoje o capitalista acumula individualmente a seu bel prazer.
Uma sociedade humanista, coletiva, preservacionista da natureza, solidária e feliz. É essa a escola que interessa a maioria do povo brasileiro, e, é essa a escola que os socialistas devem apresentar ao povo.
*Elson de Melo, é sindicalista e militante do PSOL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário