A administração Serafim Corrêa praticou algumas agressões contra a cidade de Manaus. Liberou obras em condições suspeitíssimas, sem observar os critérios de impacto de vizinhança, sem os devidos estudos técnicos e as repercussões que poderiam causar na vida da cidade e seus moradores.
Um dos exemplos clássicos de agressão, eu diria, um crime contra Manaus, foi a liberação da ampliação do Shopping Tvlândia Mall. A obra avançou até a calçada, com recuo de apenas 5 metros, sem uma pista de desaceleração, igual aquela existente em frente ao Manauara Shopping.
Sem essa pista de desaceleração, os veículos que se destinam ao Tvlândia Mall fazem todas as manobras em plena Djalma Batista, ocupando uma faixa inteira da principal avenida da cidade.
Sem contar com uma parada de ônibus em frente ao empreendimento, o que completa a bagunça urbana.
Recentemente, uma pessoa sofreu um acidente dentro do shopping. A ambulância que deveria remover a ferida não conseguiu entrar na garagem, pois o acesso é minúsculo onde só passa veículo pequeno. Imaginem o que aconteceria num incêndio. Por onde entrariam os caminhões dos bombeiros?
Outra agressão foi à construção do Colégio Adalberto Valle, dentro do conjunto Morada do Sol, sem pista de desaceleração e estacionamento. Diariamente, a bagunça é geral. Quando chove, é preciso tomar um chá de camomila antes de tentar atravessar o conjunto residencial. Os pais param no meio da rua e vão deixar os filhos dentro da escola.
Agora, a nova ameaça é o Condomínio Mundi, na Avenida Efigênio Sales, cujo projeto de construção também foi liberado pela administração Serafim Corrêa. Alí estão sendo erguidas dezenas de torres residenciais, um centro comercial e escritórios.
Igualmente, não há pista de desaceleração. Em poucos meses, quem pretender entrar no Mundi, terá que reduzir a velocidade na Efigênio Sales, atrapalhando o trânsito que ficou muito rápido após a inauguração do Complexo Viário Gilberto Mestinho.
Para corrigir as aberrações no Tvlândia Mall e no Adalberto Valle, só demolindo as edificações.
No Mundi, ainda dá tempo e fazer uma correção no projeto. As obras indicam que haverá um jardim e um grande estacionamento na frente do centro comercial, exatamente no espaço onde deveria ser construída a pista.
Basta um pouquinho de boa vontade, amor à cidade e respeito às leis. Com a palavra, o Implurb.
Nenhum comentário:
Postar um comentário