A Igreja oferece
a juventude uma acolhida melhor e os quer como protagonistas dentro da
instituição
A Campanha
da Fraternidade chega em 2013 a sua 50ª edição e, desta vez, as atenções estão
voltadas para a juventude. Em Manaus o lançamento aconteceu hoje (13/03/2013)
as 09:00 horas na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a solenidade
começou com a concentração de setores da Arquidiocese em cinco pontos
diferentes do Centro de Manaus, e as 08:00 horas os fiéis seguiram a pé rumo à
Catedral Metropolitana.
A distribuição
dos setores foram na seguinte ordem: concentrados na Praça do Congresso (Setor
01 e 02); Praça da Polícia (Setor 03 e 04); Praça Terreiro Aranha (Setor 05 e
06); Igreja Dom Bosco (Setores 08 e 10) e na Praça Dom Pedro I (Setores 09, 11
e 12), todos esses setores ressaltaram os anseios ligados à juventude dentre as quais
a Expressões Juvenis, Cultura Midiática, Protagonismo Juvenil, Políticas
Públicas de Juventude, Campanha Contra Violência e Extermínio de Jovens foram
entre outros assuntos lembrados pelos participantes.
O lançamento
da Campanha foi presidido pelo arcebispo emérito Dom Luiz Soares Vieira, onde o
ponto alto da celebração de abertura da CF-2013 que neste ano tem como tema
‘Fraternidade e Juventude’ e lema ‘Eis-me aqui e envia-me a mim’, teve a
duração de mais de uma hora. Ao término da celebração, as pastorais da
juventude realizaram apresentações aos presentes.
A campanha é
realizada anualmente pela Igreja Católica, durante o período da quaresma, que
começa nesta quarta (13) e vai até a segunda semana de março. A proposta é
levar seus fiéis e a sociedade à reflexão sobre algum tema de abrangência
social. O objetivo é alcançar mudança de atitudes pessoais e coletivas.
De olho na juventude
O padre Luís
Carlos Dias, secretário executivo da Campanha da Fraternidade na Conferência
Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), explica que “a Igreja tem um apreço muito
especial pela juventude“. Ele cita uma série de ações promovidas pela
instituição com alvo no alcance de jovens. Por último, lembra a instalação da
Pastoral da Juventude na CNBB, para destacar a importância do público-alvo.
O texto base
da Campanha da Fraternidade 2013 explica que a Igreja quer acolher melhor os
jovens no contexto atual e abrir caminhos para o seu protagonismo dentro da
instituição, principalmente na vivência eclesial e na construção de uma
sociedade fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.
Olhando para além dos templos
Ainda
segundo o padre Luís, a campanha vai lançar mão do diálogo que a Igreja tem
estabelecido com a sociedade civil e os poderes públicos, visando melhorias nas
iniciativas que dizem respeito à juventude . “Ainda faltam políticas públicas
para os jovens”, avalia o religioso. O padre destaca a necessidade de ações que
preparem a população jovem para ingressar no ensino superior e no mercado de
trabalho.
Reflexo da redução de fieis
O último
senso realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
registrou queda no número de católicos em todas as regiões do País, isso é uma
das preocupações da igreja. O secretário executivo da Campanha da Fraternidade
revela que ações evangelizadoras com foco na especial juventude estão sendo
implementadas.
Encontro internacional de jovens
O
público-alvo foi escolhido de forma estratégica pela Igreja Católica
brasileira, já que em julho de 2013 o País vai sediar a Jornada Mundial da
Juventude, encontro que reúne anualmente jovens católicos de todas as partes do
mundo.
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