domingo, 14 de agosto de 2011

Dias dos Pais: Um dia para pensar a Família

Elson de Melo
O capital se apodera de data relevante para o convívio comunitário da família e o transforma em data de consumo, o capitalista enfeita as vitrines e instiga a pessoa a pensar sua realização pessoal, o comercio patrocina uma corrida desesperada as lojas para vender todo o seu estoque de mercadorias. As vésperas do dia dos pais, é quase impossível se movimentar nos centros comerciais, nesse local acontece de tudo, preços exorbitântes, roubo, prostituição, consumo de álcool e droga, e quem não tem dinheiro para comprar, se sente marginalizado com a estima em baixa.

A enxurrada de propaganda mandando as pessoas comprar impede que filhos e pais, aproveite esse dia para refletirem a realidade que os envolve. Os comerciais produzem uma nuvem toxica que é capaz de esconder as barbáries promovidas pela violência, a corrupção dos políticos, a farsa dos governantes, a alta do custo de vida e a destruição da família pelo álcool, droga e violência familiar.

O Governo aproveita esse ambiente consumista para manipular mentes e corações, com festas, mensagens generosas, além de permitir a destruição do meio ambiente e a consciência dos cidadãos. Dessa forma, o capital se apodera da estrutura do estado para manter as pessoas alienadas e inertes aos assaltos a cofres públicos, feitos por agentes públicos.

Nem tudo está perdido

Como, “enquanto houver vida há esperança”, os homens e mulheres que vivem esse inicio de século, devem aproveitar essas datas para refletirem sobre o futuro da humanidade, para ajudar nessas reflexões, entendemos que a solidariedade é um dos valores fundamental para reerguer a família, sem o qual, tudo mais é apenas paliativos que não conduz a nada.

A Sociedade de consumo individualiza tudo e estimula a concorrência entre os indivíduos, isso tem levado a destruição da instituição família, por outro lado, a falta de investimento do Estado em educação, impede a paridade de conhecimento dentre os membros familiares, essa desigualdade, reflete no comportamento dos pares, pois as informações que ambos recebem, são interpretadas de formas diferentes, provocando discórdia e violência!

A miséria como instrumento de manipulação

Alimentação, roupa da moda, sapatos de marca, aparelhos eletrônicos, casa, saúde e urbanismo, são necessidades que geram miséria e desagregação familiar, no Governo Lula foi instituído o bolça família, agora ao Governo Dilma institui o Plano de Erradicação da Pobreza, esses dois programas não passam de medidas compensatórias, que som servem para manipular votos em época de eleição, não há uma estrutura de avanços sociais, primeiro por não haver um estimulo a educação aos chefes de família, segundo por não ser acompanhado de investimentos em cultura e geração de renda, portanto, não passam de medidas paliativas para tornar a miséria um instrumento de manipulação eleitoral dos governantes. Muita propaganda e nenhuma efetividade social!

Se a miséria é para o governante instrumento de manipulação, é preciso que se apresente um projeto de inclusão social baseado na autonomia, solidariedade e organização comunitária, esse tripé, serve de sustentação para o resgate da família como instrumento de liberdade e justiça social.

Uma Família: orgulho de ser minha

Hoje dia dos pais, dedico essas reflexões a saudade da minha mãe e a vitória do meu pai, esses dois seres iluminados, conseguiram dar um sentido feliz na vida de cada um dos seus nove filhos, no inicio do ano seu Raimundo Lima foi diagnosticado com linfoma, sua recuperação está sendo surpreendente, em grande parte graças a sua fé, pois foi ela que permitiu aos médicos ministrarem os medicamentos certos, aqui quero agradecer esses profissionais que com dedicação recuperaram a saúde do nosso pai.

Mas a grandeza desse pai vai além de sua fé, entusiasta do movimento comunitário, dedicou aos filhos todos os valores sociais dessa relação de solidariedade, com sua pratica social, ensino-nos valores que vão além da relação familiar, mostrou para nós que não basta a simples preocupação com a sua família, e preciso compartilhar todos os sentimentos sejam eles de alegria ou de dor com toda a comunidade, um verdadeiro exercício de solidariedade!

Neste dia dedicado aos pais, confiro ao meu pai Raimundo de Lima Pinto, o titulo de melhor pai do mundo, e recomendo a todos os filhos do mundo, a conservarem suas famílias unidas, solidarias e fraternas, onde o respeito não seja uma imposição e sim um valor de reconhecimento por tudo que aprendemos e ensinamos com nossos pais, que nossos filhos sejam motivo de felicidade e grandeza da família, coroados de amor e paz.

Feliz Dia dos Pais a todos!

Elson de Melo Sindicalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO POLÍTICA DA CLASSE TRABALHADORA

  Sem educação política, a classe trabalhadora fica vulnerável aos discursos marginais que tenta impor no imaginário das pessoas que, a solu...