Por Elson de Melo
Manaus - Amazonas
A Lista de Schindler é um filme americano de 1993 sobre Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto ao empregá-los em sua fábrica. A lista da Comissão Pastoral da Terra – CPT, contem 1.855 nomes de pessoas ameaçadas de morte em conflitos agrários nos últimos dez anos, dos quais 207 já receberam ameaças repetidas vezes, 30 já foram vítimas de atentados graves, e 42 foram mortas! Nessa tragédia o governo se omite e não existe Schindler para salva-las.
Manaus - Amazonas
Elson de Melo |
Nas ultimas duas décadas do século passado muito se combateu o crime organizado no campo. O movimento sindical de luta pela reforma agraria e ambiental perdeu valorosos camaradas como: Wilson Pinheiro, Margarida Maria Alves, Chico Mendes e tantos outros companheiros e companheiras, todos mortos pela bala assassina do capital em conivência com o aparelho de Estado.
Ainda Lembro do julgamento de Lula, Jacó Bittar, José Maia e Chico Mendes, na Auditoria Militar em Manaus/AM. Ambos foram enquadrados na Lei de Segurança Nacional, por participarem de um ato publico no Acre em protesto ao assassinato do companheiro Wilson Pinheiro Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri e Brasiléia/AC. A indignação nossa foi tão grande que serviu de combustível para superarmos todos os obstáculos e construir um dos maiores movimentos Sindical e popular no Brasil, concretizado no PT e CUT, que levou Lula a Presidência da República.
Acreditávamos que com Lula Presidente, a barbárie de assassinato no campo terminaria, que a Reforma Agraria se concretizava, que a Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas semanais se efetivaria e que o Salário Mínimo seria o que manda a constituição! Toda essa expectativa, os companheiros que estão no poder há mais de oito anos, se encarregaram de frustrar.
Naquela época Lula era enfático ao afirmar que “o grande culpado dos assassinatos no campo era o Governo”, porém, quando teve a oportunidade de evitar essa barbárie, traiu nossas perspectivas. Assistindo domingo a reportagem do fantástico da rede globo, não pode conter as lagrimas, quando a companheira Coordenadora da FETAGRE/PA, relatou os perigos que corremos quando lutamos por justiça, ela faz parte da lista de 1.855 pessoas, que Schindler não pode salvar. A CPT, já entregou a essa lista a Ministra de Direitos Humanos Maria do Rosário e ao Ministro da Justiça Eduardo Cardozo, e pasmem! O Ministro da Justiça que é do PT, quando recebe essa lista, o faz com uma naturalidade e frieza de dar inveja ao mais cruel Ministro de Hitler.
Continuo afirmando que “o principal culpado é o governo”, principalmente esse governo do PT, que foi forjado na luta desses bravos camaradas que tombaram vitima da bala assassina dos Patrões e da covardia do Estado brasileiro, que o PT governa! É hora de Perder a Paciência e deixar que sua indignação retome a razão e volte a lutar pela Reforma Agraria, Salario Mínimo como manda a Constituição, Jornada de Trabalho de 40 horas Semanais e Paz no Campo. Aos que ainda acham que é possível que esse governo venha a combater essa matança, eu voz digo: “esse governo só protege bandido, corruptos e assassinos!”. O resto é só retórica.
Elson de Melo - Sindicalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário