quinta-feira, 17 de junho de 2010

Chamado à esquerda, por Dário Nascimento


Companheiros,

O cenário político em nosso Estado está cada vez mais lamentável. Os dois principais candidatos são oriundos da mesma escola política reacionária.

Somente o fato de considerar como fundamental para os dois candidatos, obterem Lula como "cabo eleitoral" já é triste. Demonstra que todos os partidos envolvidos procuram resolver seus problemas pessoais, sem a elaboração prévia de um programa de governo e compromisso com os seus eleitores.

Praciano, o que dizer para as suas bases e eleitores, acerca de sua aliança com o Alfredo: É para o bem do povo? Ou tem que engolir calado conjecturas que dão vantagens políticas e financeiras?

Vanessa e Eron perderam discurso ao optarem pelo governo Braga, oriundo da escola política que sempre contestaram, sob a justificativa de que era um governo ligado ao projeto nacional do PT. Mas pelo menos mostram a cara e continuam fiéis. E o que dizer do PT? Tem um líder do governador, estão nos cargos desde o início do governo Braga e fecharam aliança com o Alfredo?

Penso que nem precisamos explicar muito a pré-candidatura de Hissa do PPS ao governo: Ele é vereador e não perde o mandato com a derrota em 2010, ao contrario de Luiz Castro que é deputado e, se vier ao governo, joga uma reeleição a Assembléia Legislativa do Estado, relativamente tranqüila.

Como vemos, lideranças ditas à esquerda esqueceram princípios partidários.

Partidos à esquerda sempre tiveram como essência escutar suas bases, fortalecer suas teses, enriquecer suas bandeiras e princípios ideológicos, para que a partir daí fossem construir alianças coerentes com seus compromissos partidários. Mas infelizmente, partidos históricos como PT e PCdoB, estão cada vez mais parecidos com siglas como PMDB, PSB, PPS e PDT(nem lá, nem cá, governo já).

Neste sentido, conclamamos os militantes à esquerda para a construção de um PSOL/AM, consonante com frutos como Milton Temer, Ivan Valente, Heloisa Helena, Luciana Genro, dentre outros.

Temos a análise e a visão é antiga: "As idéias dominantes de uma época sempre foram às idéias da classe dominante" Karl Marx.

À LUTA.
Saudações socialistas,


Dário Nascimento
Contador, especialista em metodologia do ensino superior, foi presidente do DCE/UFAM(2003), Representante Estudantil Norte no Conselho Federal de Contabilidade(2004-2006).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO POLÍTICA DA CLASSE TRABALHADORA

  Sem educação política, a classe trabalhadora fica vulnerável aos discursos marginais que tenta impor no imaginário das pessoas que, a solu...