sexta-feira, 25 de junho de 2010

DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A DROGA

O Mundo comemora hoje - sábado, 26 de Junho, o Dia Internacional de Luta Contra o Uso Indevido e o Tráfico de Drogas, instituído pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), com vista a ajudar e sensibilizar as pessoas a tomarem consciência dos efeitos nocivos do consumo destes produtos.

Grande parte da juventude de hoje, a cada dia, encontra-se ameaçada pelo uso indevido e tráfico ilícito de drogas, causada pelo engano daqueles que, sem importar o dano que causa às pessoas, se enriquecem a custa de suas vidas.

Numa mensagem por ocasião da data, que se comemora este ano sob o lema “Pensar na saúde e não nas drogas”, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, reconhece que o abuso e tráfico de drogas constituem um importante obstáculo ao desenvolvimento humano.

Na mensagem, Ban Ki-Moon escreve que “o comércio ilícito de drogas também ameaça a governação, as instituições e a coesão social. Em geral, os traficantes de droga procuram zonas onde o Estado de direito é débil. Por sua vez, a criminalidade relacionada com as drogas acentua a vulnerabilidade à instabilidade e à pobreza”.

Por esse motivo, o secretário-geral da ONU exorta os estados a tornarem-se partes na Convenção das Nações Unidas contra a Criminalidade Organizada Transnacional.

Apela também aos estados para que, como partes da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, honrem os seus compromissos de reforçar a integridade e reduzir a corrupção que favorece o tráfico de drogas.

No mundo, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 200 milhões de pessoas consomem drogas ilícitas, representando 4,7% dos habitantes do planeta com mais de 14 anos.

Estes números, por si só, segundo a OMS, são suficientemente alarmantes, mas os efeitos do uso de drogas vão muito além dos indivíduos envolvidos e causam danos incalculáveis à sociedade, em termos de saúde, sociais e económicos, inclusive na propagação do VIH/Sida.

Em Angola, principalmente em Luanda, fortes indícios indicam que o número de consumidores de drogas tem aumentado nos últimos anos, tendo como locais predilectos as discotecas, segundo o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, superintendente-chefe Jorge Bengue.


O oficial da Polícia Nacional disse que a corporação apreendeu, de Janeiro a Maio do corrente ano, em posse de 22 passageiros, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, 40 toneladas de cocaína, provenientes da República do Brasil.

Acrescentou, por outro lado, que a detenção dos supostos traficantes resulta do intercâmbio entre a INTERPOL (Organização de Polícia Criminal Internacional) de Angola e do Brasil.

Ainda no âmbito da comemoração da data, uma delegação do Comité Interministerial de Luta Anti-Droga (CILAD) efectuou no dia 22 deste mês uma visita de trabalho à delegação das Alfândegas no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, para se inteirar das formas utilizadas para apreensão de drogas e outras substâncias psicotrópicas proibidas.

A comitiva, liderada pela directora do CILAD, Ana Mamede Graça, iniciou a actividade na área da delegação aduaneira do piquete da Alfândega no terminal de desembarque, onde recebeu algumas explicações sobre o trabalho desenvolvido, bem como sobre o
funcionamento dos novos aparelhos de RX ali instalados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO POLÍTICA DA CLASSE TRABALHADORA

  Sem educação política, a classe trabalhadora fica vulnerável aos discursos marginais que tenta impor no imaginário das pessoas que, a solu...