segunda-feira, 5 de setembro de 2011

E o Dia da Amazônia no Ano Internacional das Florestas?

Esse tal Meio Ambiente - É engraçado quando começamos a ter um tempinho de estrada, nos lembramos dos trabalhos semelhantes feitos ao longo de vida do blog. Um desses, que me lembro bem, foi a Campanha Pense na Amazônia, que fizemos juntos com outros blogueiros do Grupo de Blogueiros Ambientais, em virtude do Dia Mundial da Amazônia.

Um ano depois, muita coisa aconteceu, destaco duas: a aprovação das mudanças no Código Florestal e o início das obras da Hidrelétrica de Belo Monte. Infelizmente, nada muito bom. Celebramos em 2011 o Ano Internacional das Florestas, mas o que temos a comemorar? A maior reserva natural do mundo, a Floresta Amazônica, cada vez mais perde sua área por causa da derrubada de árvores para fins do agronegócio (monocultura de soja, criação de gado, uso da madeira, etc).

O Dia da Amazônia, comemorado todos os anos em 5 de setembro, foi instituído em 2007, como uma forma de promover ações em defesa da Amazônia. Mas vale perguntar: que ações temos promovido? Você, o que tem feito? Ou melhor, você sabe o que a Amazônia significa para nosso país? Para nosso Planeta?

Rapidamente, alguns fatos sobre a Floresta:
  1. Sua área representa dois quintos da América do Sul e a metade do território brasileiro;
  2. Ocupa uma área de 9 países (60% dela está no Brasil);
  3. Concebe um quinto das águas doces do mundo, sendo a maior bacia hidrográfica do planeta, com extensão de sete milhões de quilômetros;
  4. Lá estão 50% de todas as espécies do planeta.
Parece pouco? Não é! Não estou exagerando ao dizer que a Floresta Amazônica desempenha um papel muito importante na manutenção da vida no planeta. Não tenho conhecimentos o bastante para especular o que pode acontecer caso ela venha a desaparecer. Mas prefiro não ter que chegar a tal ponto.

Assim, vamos aproveitar esse Dia e, ao longo da semana, discutir a situação atual dessa Floresta. Traremos algumas reflexões importantes que ajudarão aos leitores perceber – tenho certeza que a grande maioria já o percebeu – a urgência na preservação desse bioma. Falaremos sobre assuntos que temos discutido bastante, como a destruição da floresta para implantação de complexos hidrelétricos, mas também traremos uma discussão nova, a polêmica sobre a independência da Amazônia. Também, usaremos nossa imaginação pra tentar figurar como estará a Floresta daqui há 10 anos. Esperemos que seja a Amazônia que queremos, não é?

É isso, galera. Fiquem por aí, teremos uma semana bem produtiva. Contamos com sua participação para manter essa discussão, tão importante hoje, esse ano e sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO POLÍTICA DA CLASSE TRABALHADORA

  Sem educação política, a classe trabalhadora fica vulnerável aos discursos marginais que tenta impor no imaginário das pessoas que, a solu...