segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Grito dos Excluídos dia 07 de setembro as 15horas em Manaus

Chegou o momento, tá na hora, de fazer valer nossa historia. Grito dos Excluídos 2011, concentração as 15 horas na Av. Constantino Nery ao lado do Parque dos Bilhares em Manaus.

Salve! Salve!
Companheiras,
Salve! Salve!
Companheiros.



Chegou o momento, tá na hora, de fazer valer nossa historia. Somos lutadores e lutadoras resistentes da memória. O sonho é o projeto popular para Brasil para todos e todas nós.

Esse é o 17° Grito dos excluídos e excluídas vem com tema - “Pela vida grita a TERRA... Por direitos, todos nós!

O Grito dos Excluídos e das Excluídas é uma manifestação dos mais diversos movimentos sociais que lutam por justiça e igualdade. Este ano, traz como tema "Pela vida grita a TERRA. Por direito todos nós!"

Realizado desde 1995, sempre no dia 07 de setembro, o Grito é um espaço de manifestação popular por justiça, igualdade e dignidade. Uma mobilização popular para ecoar nossos gritos de denúncias e propagar um projeto popular para o Brasil que represente as necessidades e os anseios do nosso povo.

O Lema nos chama a discutir em caráter municipal, estadual, nacional e global. É necessário pensar em verdadeiras políticas públicas de inclusão, o grande desafio é passar de um modelo de exploração, que visa tirar o máximo de lucro da natureza e da força humana, a um novo modelo de cuidado, preservação e cultivo da vida, que prima pela convivência justa, solidária e fraterna, em relações de convivência com as demais formas de existência, permitindo que a Terra se converta numa fonte perene de vida. Prevalece a necessidade de apoiar e fortalecer todas as iniciativas populares que buscam reciclar e reorganizar a relação dos seres humanos com a biodiversidade do Planeta. Em nível global, somos convidados a uma rede de solidariedade, onde os direitos básicos dos seres humanos se complementam com políticas amplas e abrangentes de preservação e respeito ao meio ambiente, priorizando o desenvolvimento sustentável. A consciência da cidadania ganha dois aspectos inseparáveis: a soberania nacional, nas comemorações do Dia da Independência, não pode esquecer que somos antes de tudo cidadãos do planeta Terra.

Este ano caminharemos assim:

Concentração: às 15 horas ► Em frente a Stock Casa – av. Constantino Nery ► Temas/Responsáveis → Grandes Projetos para Amazônia (CIMI/CPT); Copa do Mundo e as implicações sociais para a cidade de Manaus (Comitê Popular Copa 2014 Manaus); Extermínio da Juventude (Pastoral da Juventude); Corrupção (Fórum de Combate a Corrupção) e Comarcas/Judiciário (CDH). O tempo de apresentação para cada tema ficou definido entre 5 a 10 minutos. Ficou definido que haverá uma Tribuna Aberta, quando haverá manifestação de movimentos e reivindicações localizadas, o tempo para o uso da tribuna será de 03 minutos.

Primeira Parada ► Em frente à Fechacon ► Tema/Responsável → Trabalho (Pastoral Operária).

Segunda Parada ► Em frente à quadra da Chapada ► Tema/Responsável → Moradia (Movimento Nacional de Luta pela Moradia – MNLM).

Terceira Parada ► Em frente ao hospital Eduardo Ribeiro ► Tema/Responsáveis → Saúde Mental (Pastoral da Saúde/Rogelio Casado).

Quarta Parada ► Em frente ao Vivaldão ► Tema/Responsáveis → Exploração sexual de crianças, jovens e mulheres e tráfico de mulheres (Fórum Permanente das Mulheres de Manaus – FPMM/Casa Mamãe Margarida e Pastoral do Menor)

Ato Final ► Área externa da arena Amadeu Teixeira ► Ato simbólico sob responsabilidade da coordenação.

Mais uma vez estaremos denunciando a situação de exploração da classe trabalhadora; a degradação do meio ambiente para privilegiar a ação do capital; a discriminação étnica, de gênero e de orientação sexual; a exploração sexual infanto-juvenil e o tráfico de mulheres; os graves problemas sociais de nossa cidade (transporte, abastecimento de água, educação, saúde, moradia...) e as implicações das obras da copa do mundo 2014 para a cidade e a população manauara.

Venha participe, anime, mobilize. Pinte suas faixas, afine seus gritos, leve suas bandeiras e vamos, nas ruas, construir um Brasil que represente os anseios do povo brasileiro. Vamos juntos e juntas participar!

Até o dia 07 de setembro no Grito dos Excluídos e das Excluídas.

Um forte abraço,

Francy Junior
Educadora da Recid-AM
Sec. Operativa do FPMM
81867526/91596872

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO POLÍTICA DA CLASSE TRABALHADORA

  Sem educação política, a classe trabalhadora fica vulnerável aos discursos marginais que tenta impor no imaginário das pessoas que, a solu...