“Economia Verde e Desenvolvimento Sustentável” será o tema este ano
O 3º Fórum Mundial de Sustentabilidade chega à Manaus (AM), no Hotel Tropical de Manaus de 22 à 24 de Março. O evento, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) presidido por João Dória Jr contará com cerca de 900 lideranças.
Com o tema “Economia Verde e Desenvolvimento Sustentável”, empresários, políticos, pesquisadores e organizações dividirão suas experiências de gestão fortalecendo o conceito de sustentabilidade para a preservação socioambiental e o desenvolvimento sustentável mundial.
Serão debatidos temas como: economia verde, Rio+20, desenvolvimento sustentável e humano, agricultura de baixo carbono, entre outras propostas de sustentabilidade para o planeta.
Dentre os participantes estrangeiros que estarão do evento, destacam-se a fundadora e presidente da Fundação Bianca Jagger pelos Direitos Humanos, Bianca Jagger; a primeira mulher a ser primeira-ministra da Noruega, Gro Brundtland; o consultor, escritor e jornalista norte-americano, Mark London; o ex-primeiro ministro da França, Dominique de Villepin; o diretor-executivo do Greenpeace Internacional, Kumi Naidoo; o coordenador executivo da Rio+20, Brice Lalonde; o chefe do Grupo de Mercados Sustentáveis do IIED (Instituto Internacional para Ambiente e Desenvolvimento), Steve Bass; e uma das mais conhecidas oceanógrafas do mundo, Sylvia Earle.
Entre os brasileiros estão o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; o exministro da Agricultura e presidente do LIDE Agronegócios, Roberto Rodrigues; o cacique e líder maior do povo Suruí, Almir Suruí; o superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável, Virgílio Viana; o diretor de estilo e criação da marca Osklen e fundador do Instituto-E, Oskar Metsavaht; o senador da República Eduardo Braga; o deputado federal (PPS/SP) Arnaldo Jardim; o presidente do SOS Mata Atlântica e do LIDE Sustentabilidade, Roberto Klabin; o diretor do programa marinho da Conservação Internacional (CI) no Brasil, Guilherme Dutra; o biólogo, docente do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, Alexander Turra; o deputado federal (PV/MA), José Sarney Filho; e diversos especialistas na área.
Para João Doria Jr., presidente do LIDE, reforça: “O FÓRUM MUNDIAL é uma grande oportunidade de conscientizar o planeta e demonstrar o valor econômico e ambiental das florestas em pé e suas implicações para o Brasil e o mundo”. “Criar um compromisso político e empresarial com o desenvolvimento sustentável das empresas com o planeta é uma forma de conscientização desse setor”, conclui.
BALANÇO DAS EDIÇÕES ANTERIORES
Em 2011, com o tema “Sustentabilidade Econômica, Ambiental e Social da Amazônia e do Planeta”, o Fórum reuniu, durante os três dias do encontro, aproximadamente 800 convidados do Brasil e do exterior, que debateram o uso consciente dos recursos naturais, adoção de formas alternativas de energia e outras iniciativas sustentáveis para o século XXI.
A preservação da floresta amazônica, seguida da realização de um pacto global, foi o ponto principal dos debates que fizeram parte da primeira edição do Fórum Mundial de Sustentabilidade, realizado em Manaus, em 2010, com o tema principal “A Preservação da Floresta Amazônica e as Mudanças Climáticas”, que contou com a presença de 560 empresários.
Fonte: E esse tal Meio Ambiente
Com informações da CDN – Comunicação Corporativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário