segunda-feira, 21 de março de 2011

O jornalista Márcio Vieira lança, na livraria Valer o livro Teoria do Canalha

O jornalista Márcio Vieira lança, na livraria Valer, no dia 09 de abril deste ano, o livro Teoria do Canalha. A publicação, escrita em linguagem simples e direta, tem como tema central o curioso comportamento de homens notoriamente considerados infiéis em seus relacionamentos amorosos. Assuntos como sexualidade, psicopatia e amor também fazem parte da obra.

O livro, segundo explica o autor, é uma investigação cômico-filosófica que busca investigar os motivos e fundamentos de homens ‘infiéis’ (neste caso, identificados como canalhas), a partir de observações cotidianas e pesquisas bibliográficas.

Ainda de acordo com o autor, não se trata de um manual do canalhismo, ou de um texto que exalta as atitudes ‘infiéis’ dos homens, ou seja, não se trata de um guia. “Busquei abordar o tema de uma forma teórica, procurando identificar os fatores que contribuem para a formação de um canalha e ainda tentando mostrar o ponto de vista deste grupo humano frequentemente criticado, mas raramente compreendido historicamente”, explica.

Já na introdução do livro, Márcio Vieira alerta: “Apesar de toda crítica feminista ou moral que se possa fazer contra aqueles ou aquelas que bordejam deliberadamente, que traem por ‘natureza’, que não se importam com o mal que causam a partir de uma dita traição, conhecer a ética que rege tais indivíduos não deixa de ser mais uma aventura na psicologia humana moderna”. Por outro lado, assegura num dos capítulos: “Paga-se um preço por ser um canalha”.

Márcio Vieira revela que aspiração para o livro nasceu dentro da família. Segundo conta, ele teve um pai que é exemplo de um canalha clássico: mantinha duas famílias e pelo menos três amantes ao mesmo tempo. O resultado disso foi a geração de muitos filhos. O autor conta que observou muitos amigos e colegas que atuam, ou atuavam de forma semelhante. “Por muito tempo fiquei intrigado com o poder de sedução e atração que meu pai exercia sobre minha mãe e as demais amantes. Decidi estudar o assunto e observar outros homens com práticas semelhantes. Comecei a fazer pequenas pesquisas e foi surgindo a idéia. Assim, o livro foi resultado de uma inquietação, mas ele só ganhou ‘corpo’ a partir de pesquisas e referenciais teóricos que de certa forma embasam minhas observações”, diz.

O livro é dividido em seis capítulos, tem 81 páginas e traz no prefácio uma análise do jornalista César Augustus, que leu os originais e fez uma crítica sobre os temas.

Este é o segundo livro de Márcio Vieira. Em 2008, ele lançou ‘Reston: o mecenas do empreendedorismo’, livro que resgata a história do Sebrae no Amazonas e de um dos fundadores da instituição, o empresário e economista José Carlos Reston.

Márcio Vieira
Contato:
(92) 8429-7933 / 2121-4991

Livro: Teoria do Canalha
Tamanho: 21cm x 15cm
Páginas: 81
Valor: R$ 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO POLÍTICA DA CLASSE TRABALHADORA

  Sem educação política, a classe trabalhadora fica vulnerável aos discursos marginais que tenta impor no imaginário das pessoas que, a solu...