O Brasil é um dos países mais adeptos as redes sociais. Cerca de 79% dos brasileiros está presente nas principais redes: Twitter, Orkut e Facebook. O internauta brasileiro gasta em média 23h12min conectado a internet por mês.
No entanto, nem sempre as redes sociais são utilizadas com bom senso e cuidado. Frases postadas com teor ofensivo e críticos a alguma pessoa ou empresa podem custar um emprego. Ao se cadastrar em uma rede social na internet, a linha entre profissional e pessoal torna-se muito tênue. A Internet é um ambiente público e todo cuidado é pouco.
Veja algumas dicas para sua presença nas redes sociais não lhe causar problemas:
1) Rede social é um ambiente público: assim como seus amigos estão lá, seu chefe e colegas de trabalho também podem estar acompanhando tudo que você publica e comenta.
2) Pense antes de postar: o que você não diria pessoalmente a alguém ou em uma mesa de bar também não deve ser postado nas redes sociais. O estrago pode ser muito maior se você agir por impulso.
3) Reflita sobre linguagem utilizada: palavras vulgares, ofensivas e de baixo calão podem lhe render problemas.
4) Configure sua conta com o máximo de privacidade: informações pessoais somente para amigos
5) Reputação: empresas procuram informações nas redes sociais. O que você coloca na sua página define o que você é.
6) Dentro da empresa: utilizar redes sociais no ambiente corporativo requer cuidado dobrado. Informe-se sobre manual de conduta da empresa (se houver) e siga as regras.
7) Evite associar seu nome ao da empresa ou ao cargo que ocupa: Se o seu perfil não for especificamente profissional, é melhor não se apresentar como funcionário de uma empresa, pois se ela julgar que um post/tweet pode prejudicá-la, ela pode demitir o autor por justa causa.
8) Desabafo: falar mal do chefe, da empresa e dos colegas tem levado a muita demissão por justa causa! Sim, seu chefe pode utilizar um tweet seu contra você mesmo. Hoje, as empresas possuem departamentos exclusivos para monitoramento nas redes sociais.
9) Cuidado com as fotos: uma imagem vale mais do que mil palavras.
10) Assuntos internos da empresa não devem ser compartilhados na rede.
11) Justa Causa: está prevista no Art.482 alínea K da CLT - prevê que todo ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas contra o empregador e superiores hierárquicos constitui demissão. Ocorrendo no ambiente digital, também se aplica o artigo acima.
faz sentido, afinal a internet é um reflexo do cotidiano...nao um universo paralelo...
ResponderExcluir