Depois de ganhar dois mil novos seguidores na rede social, candidato do PSOL diz já sentir nas ruas o efeito do debate
Por: Alessandra Oggioni, iG São Paulo
O candidato do PSOL à Presidência da República, Plínio de Arruda Sampaio, comemorou o efeito do debate realizado nesta quinta-feira (5) pela TV Bandeirantes. Além de ser o único nanico a participar do confronto, ele também aumentou, em poucas horas, o número de seguidores no microblogging Twitter. Dois mil novos usuários passaram a acompanhar Plínio (@pliniodearruda), que ultrapassou a marca de 13 mil seguidores e ficou entre os assuntos mais comentados na rede social. “Daí se vê a importância de estar na mídia”, disse Plínio ao iG.
Antes de a campanha começar, no início de julho, Plínio contava com pouco mais de 7 mil seguidores, e a média diária de novos usuários ficava entre 100 e 200 pessoas. Para o candidato do PSOL, a oportunidade de se mostrar ao público e o estilo irônico apresentado no confronto resultaram no aumento imediato do número de tuiteiros, o que, para ele, já está refletindo diretamente na campanha. “Hoje mesmo fiz uma caminhada (em São Paulo) e o que parou de gente para me cumprimentar e dizer que viu o debate foi grande. Foi muito positivo”, comentou Plínio.
Plínio de Arruda Sampaio fala no debate
Leia também
Leia também
Aliados dizem que Plínio foi 'pimenta' do debate
Marina diz que não se ofende com ataques de Plínio em debate
O candidato do PSOL diz que todas as mensagens são tuitadas por ele e, quando está em viagem, dita os posts para a secretária colocar na rede. “A ferramenta é fantástica. Você consegue sentir diretamente a reação do público na hora, sem intermediação e sem nenhuma manipulação, e de graça”, opina.
Marina diz que não se ofende com ataques de Plínio em debate
O candidato do PSOL diz que todas as mensagens são tuitadas por ele e, quando está em viagem, dita os posts para a secretária colocar na rede. “A ferramenta é fantástica. Você consegue sentir diretamente a reação do público na hora, sem intermediação e sem nenhuma manipulação, e de graça”, opina.
Os candidatos Dilma Rousseff (@dilmabr), do PT, Marina Silva (@silva_marina), do PV, e José Serra (@joseserra_), do PSDB, também estiveram ontem na lista dos mais comentados no Twitter, nesta ordem. Entre os três, o tucano é o que possui o maior número de seguidores no microblogging: 329 mil, seguido por Dilma, com 143 mil, e Marina, que conta com 122 mil.
Outros nanicos apostam na internet
De olho no eleitorado jovem e nos internautas, candidatos de partidos pequenos apostam as fichas na internet e, em especial, nas redes sociais, para divulgar projetos de governo e opinar sobre os mais diversos assuntos, desde o resultado de um jogo de futebol até comentários sobre adversários políticos.
A tática pode ser válida se for observado que os brasileiros são os internautas que mais acessam as redes sociais e os blogs, de acordo com dados divulgados no segundo trimestre pela Nielsen, empresa especializada em internet. No país, 86% dos internautas estão conectados a redes sociais, sendo o Twitter um dos mais populares.
Dos presidenciáveis de pequenas legendas, todos possuem contas no microblogging, com exceção do candidato do PCO, Rui Costa Pimenta.
Depois de Plínio, o candidato Levy Fidelix (PRTN) (@levyfidelix) é o que possui maior número de seguidores entre os nanicos, com 7.420 usuários, seguido por José Maria Eymael (PSDC) (@ Eymael), com 6.830. Zé Maria (@zemaria_pstu), do PSTU, tem 1.865, Ivan Pinheiro (@ivanpinheiropcb), do PCB, conta com 61 e Oscar Silva (@oscarsilva31), do PHS, 63.
Nenhum comentário:
Postar um comentário