quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A personificação de uma árvore

0 comentários

O que é uma árvore?
Árvore: s.f. 1. Vegetal de tronco lenhoso cujos ramos só saem a certa altura do solo. 2. Planta lenhosa cujo caule, ou tronco, fixado no solo com raízes, é despido na base e carregado de galhos e folhas na parte superior.


Essas são algumas definições encontradas para a palavra árvore, porém, em um dicionário, não poderemos encontrar as definições/impressões que realmente temos de uma árvore e o quão bem ela nos faz.

Alguns pensam na sombra que ela fornece, outros imaginam os seus deliciosos frutos, a beleza de suas flores, mas para algumas pessoas uma árvore tem extrema importância.
Já pensaram no quanto uma árvore está presente em nosso cotidiano? Olhe à sua volta, tenho certeza que encontrará, pelo menos, um pedaço do que um dia foi uma árvore. Outras expressões também fazem referência à ela: genealógica, da vida, de Natal, de Cames, de decisão, da Liberdade.
Diz um velho ditado que o ser humano só tem uma vida plena após escrever um livro, ter um filho e plantar uma árvore. Particularmente, acho isso bem verdadeiro, mas não acho que é preciso seguir isso à risca. A vida de cada um daria um belo livro, não? Muita gente não escreveu livro, mas suas histórias de vida chegam a percorrem o mundo. Ter um filho é repassar tudo o que aprendeu, não apenas no sentido de procriação. E plantar uma árvore, é fazer um bem pela coletividade.
Já tive conhecimento de pessoas que tiveram filhos e plantaram árvores para representá-los. Não acho isso legal, pois cria-se um laço de amor muito grande e isso, nessa situação, pode ser prejudicial. Imagina se a árvore, por uma fatalidade, morre? Impossível não fazer a ligação entre o filho e a árvore.
Cissa Guimarães beija a árvore onde depositou as cinzas do filho

Por outro lado, acho válido plantar uma árvore que represente um ente querido que se foi. Além de minimizar a dor, estaremos contribuindo para o meio ambiente, a coletividade, o futuro.
Algo parecido aconteceu com a atriz, Cissa Guimarães, que perdeu seu filho e espalhou suas cinzas na base de uma árvore.
Nos Estados Unidos, a estudante Margaux Ruyant ganhou um importante prêmio, o International Design Excellent Awards – IDEA, ao criar o Poetree, uma urna fúnebre, onde é possível adicionar terra e plantar uma muda de árvore, sendo replantada assim que estivesse forte o suficiente. Feita de material biodegradável e cerâmica, parte é reintegrada ao meio ambiente e a outra parte servirá de lápide.
Poetree
O dia 21 de Setembro é o Dia da Árvore, um dia para refletir e agir para que o desmatamento acabe. Nós, do blog “E esse tal Meio Ambiente?”, apoiamos a campanha do Greenpeace/Liga das Floresta pelo Desmatamento Zero. Usem as hashtags #DiadaArvore e #DesmatamentoZero no seu Twitter e participem da mobilização online em todas as suas redes sociais.
Se ainda não assinou a petição da campanha pelo Desmatamento Zero, assine já, clique aqui.

E PLANTE UMA ÁRVORE!

O ato de plantar uma árvore e cuidar para que ela se desenvolva, torna-se um trabalho equivalente ao de um pai ou uma mãe. Sobretudo, gratificante.

Fonte: E esse tal Meio Ambiente

0 comentários:

Postar um comentário