Fonte: Instituto C&A
Brasília (DF) – Pela primeira vez no Brasil, comemora-se, neste
sábado (25/08), o Dia Nacional da Educação Infantil. A efeméride foi instituída
pela Lei 12.602/12, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em abril deste
ano, a partir de proposta do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). “A intenção da
lei é chamar a atenção da população para a importância da educação infantil”,
disse Buarque em entrevista a este site.
Segundo o senador, as datas comemorativas trazem um sentimento de
reconhecimento e de valorização do tema, então é importante utilizá-las para
marcar assuntos considerados importantes.
“A ideia é que a educação infantil possa ser pensada e discutida
nas escolas, na imprensa e na sociedade em geral, para que o Brasil crie uma
consciência de que ela é a base de tudo”, afirmou o senador. “É a partir dessa
consciência que haverá pressão social para que ações concretas de melhoria na
área sejam feitas”, complementou o parlamentar, reconhecido pela implementação
do programa Bolsa Escola durante o governo do Distrito Federal nos anos 1990.
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e é
destinada a crianças de 0 a 6 anos. Sua finalidade é o desenvolvimento integral
das crianças dessa faixa etária em seus aspectos físico, psicológico, intelectual
e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Segundo microdados da edição 2009 da Pesquisa Nacional de
Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD/IBGE),
tabulados pelo Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância
(Ciespi), a taxa de frequência escolar na população com idade entre 0 e 3 anos
é de 18,4%. Já a taxa de cobertura da faixa etária entre 4 e 6 anos é de 81,3%.
A frequência à creche não é obrigatória no Brasil, todavia é
assegurada como um direito da criança pela Constituição brasileira, pela Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/1996) e pelo Estatuto da
Criança e do Adolescente (ECA) (Lei nº 8069/1990).
No caso da população de 4 anos ou mais, a Emenda Constitucional
59/09 tornou obrigatório o ensino dos 4 aos 17 anos. A determinação deve ser
cumprida progressivamente até 2016.
Conforme avalia Alais Ávila, assessora especializada em educação
do Instituto C&A, nas últimas três décadas, com a promulgação da LDB, a
educação infantil tem deixado de ser vista como objeto de assistencialismo para
ser tratada como um direito da criança. “As políticas de assistência, de
recreação e de saúde começam a dar lugar às concepções que deslocam a criança
pequena do lugar de um ser irracional para um status de sujeito de direitos, de
cidadão, um ser de educação e aprendizagem desde o seu nascimento ou mesmo
antes dele”, disse.
A educadora atribui tal mudança de concepção principalmente à
mobilização da sociedade civil organizada, que atua no “monitoramento e
incidência política, para que meninos e meninas brasileiros de 0 a 6 anos de
idade tenham uma educação pública de qualidade”.
O Dia Nacional da Educação Infantil é celebrado em 25 de agosto em
homenagem ao nascimento de Zilda Arns, médica e fundadora da Pastoral da
Criança, falecida em 2010 no terremoto do Haiti.
Importante celebrar.
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