José Ribamar
Bessa Freire
15/07/2012 -
Diário do Amazonas
O tratamento que a mídia deu à morte do
cardeal dom Eugenio Sales, ocorrida na última segunda-feira, com direito à
pomba branca no velório, me fez lembrar o filme alemão "Uma cidade sem
passado", de 1990, dirigido por Michael Verhoven. Os dois casos são exemplos
típicos de como o poder manipula as versões sobre a história, promove o
esquecimento de fatos vergonhosos, inventa despudoradamente novas lembranças e
usa a memória, assim construída, como um instrumento de controle e coerção.
O filme
Comecemos pelo filme, que se baseia em
fatos históricos. Na década de 1980, o Ministério da Educação da Alemanha
realiza um concurso de redação escolar, de âmbito nacional, cujo tema é
"Minha cidade natal na época do III Reich". Milhares de estudantes se
inscrevem, entre eles a jovem Sônia Rosenberger, que busca reconstituir a
história de sua cidade, Pfilzing - como é denominada no filme
- considerada até então baluarte da resistência antinazista.
Mas a estudante encontra oposição. As
instituições locais de memória - o arquivo municipal, a biblioteca, a igreja e
até mesmo o jornal Pfilzinger Morgen - fecham-lhe suas portas,
apresentando desculpas esfarrapadas. Ninguém quer que uma "judia e
comunista" futuque o passado. Sônia, porém, não desiste. Corre atrás.
Busca os documentos orais. Entrevista pessoas próximas, familiares, vizinhos,
que sobreviveram ao nazismo. As lembranças, contudo, são fragmentadas,
descosturadas, não passam de fiapos sem sentido.
A jovem pesquisadora procura, então, as
autoridades locais, que se recusam a falar e ainda consideram sua insistência
como uma ameaça à manutenção da memória oficial, que é a garantia da ordem
vigente. Por não ter acesso aos documentos, Sônia perde os prazos do concurso.
Desconfiada, porém, de que debaixo daquele angu tinha caroço - perdão, de que
sob aquele chucrute havia salsicha - resolve continuar pesquisando por conta
própria, mesmo depois de formada, casada e com filhos, numa batalha desigual
que durou alguns anos.
Hostilizada pelo poder civil e
religioso, Sônia recorre ao Judiciário e entra com uma ação na qual reivindica
o direito à informação. Ganha o processo e, finalmente, consegue ingressar nos
arquivos. Foi aí, no meio da papelada, que ela descobriu, horrorizada, as
razões da cortina de silêncio: sua cidade, longe de ter sido um bastião da
resistência ao nazismo, havia sediado um campo de concentração. Lá, os nazistas
prenderam, torturaram e mataram muita gente, com a cumplicidade ou a omissão de
moradores, que tentaram, depois, apagar essa mancha vergonhosa da memória,
forjando um passado que nunca existiu.
Os documentos registraram inclusive a
prisão de um judeu, denunciado na época por dois padres, que no momento da
pesquisa continuavam ainda vivos, vivíssimos, tentando impedir o acesso de
Sônia aos registros. No entanto, o mais doloroso, era que aqueles que, ontem,
haviam sido carrascos, cúmplices da opressão, posavam, hoje, como heróis da
resistência e parceiros da liberdade. Quanto escárnio! Os safados haviam
invertido os papéis. Por isso, ocultavam os documentos.
Deus tá vendo
E é aqui que entra a forma como a mídia
cobriu a morte do cardeal dom Eugênio Sales, que comandou a Arquidiocese do
Rio, com mão forte, ao longo de 30 anos (1971-2001), incluindo os anos de
chumbo da ditadura militar. O que aconteceu nesse período? O Brasil já elegeu
três presidentes que foram reprimidos pela ditadura, mas até hoje, não temos
acesso aos principais documentos da repressão.
Se a Comissão Nacional da Verdade,
instalada em maio último pela presidente Dilma Rousseff, pudesse criar, no
campo da memória, algo similar à operação "Deus tá vendo", organizada
pela Policia Civil do Rio Grande do Sul, talvez encontrássemos a resposta. Na
tal operação, a Polícia prendeu na última quinta-feira quatro pastores
evangélicos envolvidos em golpes na venda de automóveis. Seria o caso de
perguntar: o que foi que Deus viu na época da ditadura militar?
Tem coisas que até Ele duvida. Tive a
oportunidade de acompanhar a trajetória do cardeal Eugênio Sales, na qualidade
de repórter da ASAPRESS, uma agência nacional de notícias arrendada pela CNBB
em 1967. Também, cobri reuniões e assembleias da Conferência dos Bispos para os
jornais do Rio - O Sol, O Paiz e Correio
da Manhã, quando dom Eugênio era Arcebispo Primaz de Salvador. É a
partir desse lugar que posso dar um modesto testemunho.
Os bispos que lutavam contra as
arbitrariedades eram Helder Câmara, Waldir Calheiros, Cândido Padin, Paulo
Evaristo Arns e alguns outros mais que foram vigiados e perseguidos. Mas não
dom Eugênio, que jogava no time contrário. Um dos auxiliares de dom Helder, o
padre Henrique, foi torturado até a morte em 1969, num crime que continua
atravessado na garganta de todos nós e que esperamos seja esclarecido pela
Comissão da Verdade. Padres e leigos foram presos e torturados, sem que
escutássemos um pio de protesto de dom Eugênio, contrário à teologia da
libertação e ao envolvimento da Igreja com os pobres.
O cardeal Eugenio Sales era um homem do
poder, que amava a pompa e o rapapé, muito atuante no campo político. Foi ele
um dos inspiradores das "candocas" - como Stanislaw Ponte Preta
chamava as senhoras da CAMDE, a Campanha da Mulher pela Democracia. As
"candocas" desenvolveram trabalhos sociais nas favelas exclusivamente
com o objetivo de mobilizar setores pobres para seus objetivos golpistas. Foram
elas, as "candocas", que organizaram manifestações de rua contra o
governo democraticamente eleito de João Goulart, incluindo a famigerada "Marcha
da família com Deus pela liberdade", que apoiou o golpe militar, com
financiamento de multinacionais, o que foi muito bem documentado pelo cientista
político René Dreifuss, em seu livro "1964: A Conquista do Estado" (Vozes,
1981). Ele teve acesso ao Caixa 2 do IPES/IBAD.
Nós, toda a torcida do Flamengo e Deus
que estava vendo tudo, sabíamos que dom Eugênio era, com todo o respeito, o
cardeal da ditadura. Se não sofro de amnésia - e não sofro de amnésia ou de
qualquer doença neurodegenerativa - posso garantir que na época ele nem
disfarçava, ao contrário manifestava publicamente orgulho do livre trânsito que
tinha entre os militares e os poderosos.
- "Quem tem dúvidas...basta
pesquisar os textos assinados por ele no JB e n'O Globo" -
escreve a jornalista Hildegard Angel, que foi colunista dos dois jornais e
avaliou assim a opção preferencial do cardeal:
- A Igreja Católica, no Rio,
sob a égide de dom Eugenio Salles, foi cada vez mais se distanciando dos pobres
e se aproximando, cultivando, cortejando as estruturas do poder. Isso não
poderia acabar bem. Acabou no menor percentual de católicos no país: 45,8%...
Portões do Sumaré
Por isso, a jornalista estranhou - e
nós também - a forma como o cardeal Eugenio Sales foi retratado no velório
pelas autoridades. Ele foi apresentado como um combatente contra a ditadura,
que abriu os portões da residência episcopal para abrigar os perseguidos
políticos. O prefeito Eduardo Paes, em campanha eleitoral, declarou que o
cardeal "defendeu a liberdade e os direitos individuais". O
governador Sérgio Cabral e até o presidente do Senado, José Sarney, insistiram
no mesmo tema, apresentando dom Eugênio como o campeão "do respeito às
pessoas e aos direitos humanos".
Não foram só os políticos. O jornalista
e acadêmico Luiz Paulo Horta escreveu que dom Eugênio chegou a abrigar no Rio
"uma quantidade enorme de asilados políticos", calculada, por baixo,
numa estimativa do Globo, em "mais de quatro mil pessoas
perseguidas por regimes militares da América do Sul". Outro jornalista,
José Casado, elevou o número para cinco mil. Ou seja, o cardeal era um agente
duplo. Publicamente, apoiava a ditadura e, por baixo dos panos, na
clandestinidade, ajudava quem lutava contra. Só faltou arranjarem um codinome
para ele, denominado pelo papa Bento XVI como "o intrépido pastor".
Seria possível acreditar nisso, se o
jornal tivesse entrevistado um por cento das vítimas. Bastaria 50 perseguidos
nos contarem como o cardeal com eles se solidarizou. No entanto, o jornal não
dá o nome de uma só - umazinha - dessas cinco mil pessoas. Enquanto isto não
acontecer, preferimos ficar com o corajoso depoimento de Hildegard Angel, cujo
irmão Stuart, foi torturado e morto pelo Serviço de Inteligência da
Aeronáutica. Sua mãe, a estilista Zuzu Angel, procurou o cardeal e bateu com a
cara na porta do palácio episcopal.
Segundo Hilde, dom Eugênio "fechou
os olhos às maldades cometidas durante a ditadura, fechando seus ouvidos e os
portões do Sumaré aos familiares dos jovens ditos "subversivos" que
lá iam levar suas súplicas, como fez com minha mãe Zuzu Angel (e isso está
documentado)". Ela acha surpreendente que os jornais queiram nos
fazer acreditar "que ocorreu justo o contrário!", como no
filme "Uma cidade sem passado".
Mas não é tão surpreendente assim. O
texto de Hildegard menciona a grande habilidade, em vida, de dom Eugenio, em "manter
ótimas relações com os grandes jornais, para os quais contribuiu regularmente
com artigos". As azeitadas relações com os donos dos jornais e
com alguns jornalistas em postos-chave continuaram depois da morte, como é
possível constatar com a cobertura do velório. A defesa de dom Eugênio, na
realidade, funciona aqui como uma autodefesa da mídia e do poder.
Os jornais elogiaram, como uma virtude
e uma delicadeza, o gesto do cardeal Eugenio Sales que cada vez que ia a Roma
levava mamão-papaia para o papa João Paulo II, com o mesmo zelo e unção com que
o senador Alfredo Nascimento levava tucumã já descascado para o café da manhã
do então governador Amazonino Mendes. São os rituais do poder com seus rapapés.
- Dentro de uma sociedade,
assim como os discursos, as memórias são controladas e negociadas entre
diferentes grupos e diferentes sistemas de poder. Ainda que não possam ser
confundidas com a "verdade", as memórias têm valor social de
"verdade" e podem ser difundidas e reproduzidas como se fossem
"a verdade" - escreve Teun A. van Dijk, doutor pela
Universidade de Amsterdã.
A "verdade" construída pela
mídia foi capaz de fotografar até "a presença do Espírito
Santo"no funeral. Um voluntário da Cruz Vermelha, Gilberto de Almeida,
59 anos, corretor de imóveis, no caminho ao velório de dom Eugênio, passou pelo
abatedouro, no Engenho de Dentro, comprou uma pomba por R$ 25 e a soltou dentro
da catedral. A ave voou e posou sobre o caixão: "Foi um sinal de
Deus, é a presença do Espírito Santo" - berraram os jornais.
Parece que vale tudo para controlar a memória, até mesmo estabelecer preço tão
baixo para uma das pessoas da Santíssima Trindade. É muita falta de respeito
com a fé das pessoas.
- "A mídia deve ser pensada não
como um lugar neutro de observação, mas como um agente produtor de imagens,
representações e memória" nos diz o citado pesquisador holandês,
que estudou o tratamento racista dispensado às minorias étnicas pela
imprensa europeia. Para ele, os modos de produção e os meios de produção de uma
imagem social sobre o passado são usados no campo da disputa política.
Nessa disputa, a mídia nos forçou a
fazer os comentários que você acaba de ler, o que pode parecer indelicadeza num
momento como esse de morte, de perda e de dor para os amigos do cardeal. Mas se
a gente não falar agora, quando então? Stuart Angel e os que combateram a
ditadura merecem que a gente corra o risco de parecer indelicado. É preciso dizer,
em respeito à memória deles, que Dom Eugênio tinha suas virtudes, mas uma delas
não foi, certamente, a solidariedade aos perseguidos políticos para quem os
portões do Sumaré, até prova em contrário, permaneceram fechados. Que ele
descanse em paz!
P.S. - O jornalista amazonense Fábio
Alencar foi quem me repassou o texto de Hildegard Angel, que circulou nas redes
sociais. O doutor Geraldo Sá Peixoto Pinheiro, historiador e professor da
Universidade Federal do Amazonas, foi quem me indicou, há anos, o filme
"Uma cidade sem passado". Quem me permitiu discutir o conceito
de memória foram minhas colegas doutoras Jô Gondar e Vera Dodebei,
organizadoras do livro "O que é Memória Social" (Rio de Janeiro:
Contra Capa/ Programa de Pós- Graduação em Memória Social da Universidade
Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2005). Nenhum deles tem qualquer
responsabilidade sobre os juízos por mim aqui emitidos.
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