segunda-feira, 26 de julho de 2010

A internet e os candidatos em 2010


Somos no Brasil 67,5 milhões de internautas, segundo o IBOPE(Dez 2009). Em setembro do ano passado éramos 66,3 milhões. Ou seja, em apenas 3 meses surgiu 1,2 milhão de novos brasileiros e brasileiras com mais de 16 anos na internet.

38% das pessoas acessam à web diariamente; 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três vezes por semana; 18% uma vez por semana. Somando, 87% dos internautas brasileiros entram na internet semanalmente.

Segundo Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do Ibope//NetRatings, o ritmo de crescimento da internet brasileira é intenso. A entrada da classe C para o clube dos internautas deve continuar a manter esse mesmo compasso forte de aumento no número de usuários residenciais.

São 60 milhões de computadores em uso, segundo a FGV, devendo chegar a 100 milhões em 2012.

Com todos esses dados, ainda tem gente pensando que existe MODELO de blog, veículo de comunicação e fonte de informação: Temos a liberdade de escolher quem queremos seguir, receber notícias e apreciar seus artigos.

Barack Obama, presidente estadunidense, ficou conhecido em sua campanha presidencial como o candidato do twitter, não por acaso: Fez de uma mídia social casual, um importante instrumento de comunicação direta com a população.

Diante deste contexto historico para este veiculo de comunicacao, ainda vemos candidatos desprezarem a internet e as mídias sociais, deixando de lado um espaço em que a legislação eleitoral permite a divulgação LIVRE de seus projetos, propostas e interação com o eleitor.

Diferenciando-se da TV e do Radio, as mídias sociais interagem. Penso que por isso muitos candidatos que deveriam ficar em suas casas, porque são homens públicos, têm MEDO de se expor ao contrário, ao receber críticas. Com relação a FAKE, penso a questão é simples: Quem não tem caráter de expor sua biografia, não pode ter o respeito de receber respostas.

Espero contribuir com o debate, ao tempo que me coloco a disposição para esclarecimentos e quaisquer eventuais dúvidas.

Saudações,
Dario Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO POLÍTICA DA CLASSE TRABALHADORA

  Sem educação política, a classe trabalhadora fica vulnerável aos discursos marginais que tenta impor no imaginário das pessoas que, a solu...